Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 22/03/2016 | 18h35

Ford mostra faróis altos antiofuscantes

Sistema utiliza câmera para detectar presença de outros veículos

REDAÇÃO AB

A Ford apresentou uma tecnologia inovadora para os faróis altos que garante iluminação mais eficiente e evita o ofuscamento dos demais motoristas. O sistema, que estará versões do Edge (foto), S-Max e Galaxy, usa uma câmera montada no para-brisa para detectar faróis e lanternas a até 800 metros de distância, tanto de carros como de bicicletas, modulando a luz para manter a segurança sem cegar os outros usuários.

O farol alto permite ao motorista enxergar mais cedo os perigos na pista e estudos mostram que, com o sistema automático, ele é acionado até dez vezes mais rápido que com o controle manual. “O novo farol alto da Ford ajuda os motoristas a enxergar muito melhor na estrada e sem medo de atrapalhar os outros”, diz o engenheiro de pesquisa de sistemas de iluminação da Ford Europa, Michael Koherr.

Desenvolvida por um time mundial de engenheiros em parceria com fornecedores, a tecnologia foi testada em uma área de simulação e também em rodagem noturna. O farol alto antiofuscante funciona com os sistemas de farol alto automático e de faróis dinâmicos adaptativos de LED.

Ele ajusta o ângulo e a intensidade da luz em sete configurações, de acordo com a velocidade, luz ambiente, ângulo da direção, distância do veículo à frente e uso do limpador de para-brisa. Quando detecta baixas condições de luz no ambiente ele se acende sozinho.

“Descobrimos que alguns motoristas ficam tão preocupados em não cegar os demais que nunca usam o farol alto”, diz Koherr. “A nova tecnologia elimina esse estresse e também faz uma transição suave para que seus olhos se adaptem mais rápido às variações de luz.”

Assista ao vídeo produzido pela Ford:



Tags: Ford, Edge, S-Max, Galaxy, LED, antiofuscante, Michael Koherr.

Comentários

  • carlos

    Esses farois podem ser colocados na Edge 2013, pois pensa num farol horrivel. Nao clarei nada. visao horrivel

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência