Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 17/03/2016 | 19h01

Montadoras prometem frenagem automática em carros nos EUA até 2022

Acordo com governo prevê o sistema de segurança em picapes até 2025

REDAÇÃO AB

Vinte montadoras fecharam um acordo com o governo dos Estados Unidos para que a maioria de seus veículos saiam de fábrica com o sistema de frenagem automática, em que até uma determinada velocidade, o carro consegue se antecipar ao motorista, reduzindo a velocidade ou parando, quando detecta uma colisão iminente. O acordo, confirmado pelo governo norte-americano na quinta-feira, 17, prevê um prazo para até 1º de setembro de 2022 para veículos leves. Já para picapes, o prazo se estende até 2025.

Aderiram ao acordo voluntariamente a Audi, BMW, FCA (Fiat Chrysler), Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Jaguar Land Rover, Kia, Maserati, Mazda, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Porsche, Subaru, Tesla, Toyota, Volkswagen e Volvo, que representam, segundo o governo local, 99% do mercado.

O acordo agiliza muito mais o uso do sistema pelo setor se comparado ao processo que o governo deveria adotar para determinar sua obrigatoriedade por lei, informa Mark Rosekind, diretor da Agência Nacional de Segurança Viária dos EUA (NHTSA). “Um comprometimento dessa magnitude nunca aconteceu”, disse Rosekind.

O sistema combina o uso de radares, câmeras e laser para determinar a distância e a velocidade do veículo à frente. É a mesma combinação usada nos carros autônomos para a leitura do trânsito e das vias e geralmente funciona até um determinado limite de velocidade.

Um estudo do Insurance Institute for Highway Safety Cars (IIHS) mostra que o sistema poderia reduzir em até 40% as colisões traseiras. Esse tipo de acidente teve 700 mil ocorrências registradas pela polícia dos Estados Unidos em 2013 e corresponde a 13% do total de acidentes de trânsito.



Tags: Frenagem automática, acordo, montadoras, Estados Unidos, segurança.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência