Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Crédito | 16/03/2016 | 17h25

Venda parcelada de novos cai 33,6% no bimestre

CDC, consórcio e leasing somaram 173,5 mil veículos entregues no período

REDAÇÃO AB

A venda parcelada de veículos novos no primeiro bimestre de 2016 somou 173,5 mil unidades, resultando em queda de 33,6%. O número considera veículos leves, caminhões e ônibus vendidos por Crédito Direto ao Consumidor (CDC), consórcio e leasing. Os dados foram divulgados pela Cetip, empresa que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito no País.

Olhando isoladamente os veículos leves, a queda bimestral vai a 34,7%. Para os pesados essa retração é de 5,3%. A redução de negócios neste ano já não poupa mais os veículos usados, que tiveram desempenho positivo no ano passado. Neste primeiro bimestre foram parcelados 423,6 mil veículos leves e pesados de segunda mão, registrando queda de 12% ante igual período do ano passado.

RUIM TAMBÉM PARA DUAS RODAS

Nestes dois primeiros meses foram parceladas 103,4 mil motos novas, volume 23% menor que o anotado em igual período de 2015. A retração é menos acentuada que a de veículos leves e pesados, mas bastante severa quando se leva em conta que o setor entra no quinto ano consecutivo de baixa nas vendas e já recuou cerca de dez anos em produção e emplacamentos. No mercado de motocicletas usadas foram vendidas a prazo 15,3 mil unidades, 11,7% a menos que no mesmo período de 2015.

QUEDA MENOR EM CONSÓRCIOS

Na soma de negócios realizados com todos os tipos de veículo (leves, pesados e motos), o consórcio foi o que apresentou a menor queda no primeiro bimestre, 7,9%. Os financiamentos por CDC recuaram 21,9% e o leasing caiu outros 18,9%.

Veja o desempenho de cada forma de venda:



Tags: Cetip, CDC, automóveis, caminhões, ônibus, gravames, motos, motocicletas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência