Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Foton Caminhões detalha parceria com Agrale

Indústria | 14/03/2016 | 15h20

Foton Caminhões detalha parceria com Agrale

Empresa aponta que veículos feitos pela Agrale já terão 65% de conteúdo nacional

REDAÇÃO AB

Em comunicado divulgado na segunda-feira, 14, a Foton Caminhões detalhou como vai funcionar a parceria para montagem de seus caminhões provisoriamente na fábrica da Agrale (leia aqui). Segundo informou o representante da marca chinesa no Brasil, os veículos a serem montados na Serra Gaúcha a partir deste ano já terão 65% de conteúdo nacional. A meta é elevar o porcentual para 70% quando a planta própria da empresa entrar em atividade na cidade de Guaíba (RS), que tem inauguração prevista para o primeiro semestre de 2017.

No último dia 10, a Foton assinou acordo com a Agrale para a montagem de caminhões por 12 meses na unidade 2 da fabricante em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha . Com a parceria, a Foton pretende evitar um novo atraso na nacionalização de seus produtos, que estava prevista inicialmente para começar em 2014.

A empresa levará cerca de quatro meses para fazer os ajustes técnicos necessários na linha de montagem da Agrale. Apenas a partir de agosto serão montados ali três modelos de caminhões, de 3,5, 10 e 13 toneladas de Peso Bruto Total (PBT). Segundo a Foton, os protótipos já completaram todas as fases de testes com bons resultados.

A parceria entre as duas empresas prevê que a Foton fique responsável pelas compras de componentes com os fornecedores, além de toda a logística e inspeção final da qualidade dos produtos. Por outro lado, a Agrale cuidará da montagem dos caminhões.

A marca chinesa tem programa de investimento de R$ 250 milhões para o Brasil. Do total, R$ 160 milhões serão aplicados na construção da fábrica em Guaíba, que terá capacidade para fazer 20 mil caminhões por ano. O restante irá para uma nova área de desenvolvimento de produtos.



Tags: Foton, caminhões, Agrale, fábrica, investimento, parceria.

Comentários

  • Cristiane

    Sucesso para a parceria Agrale e Foton! Nosso estado precisa de empresas parceiras, gerando desenvolvimento e geração de postos de trabalho.

  • Raphael

    Vida longa a parceria com a AGRALE!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência