Ao menos por enquanto, os resultados da Porsche não demonstram qualquer efeito do dieselgate, a crise no Grupo Volkswagen causada pela fraude em 11 milhões de carros a diesel no mundo de várias marcas, incluindo a de modelos esportivos. Balanço divulgado pela companhia aponta que 2015 foi o quinto ano consecutivo de recorde. A empresa vendeu 225 mil veículos, com crescimento de 19%.
O lucro operacional, que inclui apenas os resultados financeiros da atividade principal, alcançou € 3,4 bilhões, com evolução de 25%. As receitas cresceram na mesma proporção e somaram € 21,5 bilhões. Para apoiar a expansão, a companhia ampliou em 9% a força de trabalho em 2015 e chegou ao fim do ano com 24,4 mil funcionários.
A Porsche manteve o bom ritmo no início de 2016. As vendas no primeiro bimestre somaram 35 mil veículos, em expansão de 14% na comparação com o mesmo período do ano passado. A expectativa é manter a boa performance com a demanda puxada pelos SUVs Macan e Cayenne. "Neste momento, esperamos que o faturamento em vendas cresça levemente no ano fiscal de 2016 e que os lucros atinjam o mesmo nível do ano passado", apontou o vice-presidente do conselho executivo da companhia, Lutz Meschkeem, em comunicado.
O executivo alertou, no entanto, para a necessidade de evitar expectativas exageradas, já que o cenário econômico é desfavorável em muitos mercados. Ainda assim, ele destacou que a empresa seguirá investindo fortemente em novos modelos, principalmente no primeiro carro puramente elétrico da marca, o Mission E, que só deve chegar ao mercado depois de 2020. Em 2015 a Porsche aplicou € 2,15 bilhões na área de pesquisa e desenvolvimento.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo