Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 11/03/2016 | 17h56

Dunlop alcança capacidade máxima no Brasil

Em 2015, fábrica produziu média de 15 mil pneus/dia no Paraná

REDAÇÃO AB

Pouco mais de dois anos após inaugurar sua primeira fábrica no Brasil, a Dunlop atingiu a capacidade máxima de 15 mil pneus por dia na planta de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, a capital paranaense. A média em 2015 chegou a 450 mil unidades/mês. A icônica marca inglesa de pneus pertence ao grupo japonês Sumitomo, que investiu R$ 750 milhões para erguer a unidade no Paraná, inaugurada em outubro de 2013.

No ano passado a marca comemorou a conquista de 10% de participação no mercado nacional de reposição, com a venda de 3,9 milhões de pneus para veículos leves e 197 mil para pesados, em crescimento de 62% sobre as vendas de 2014 – em um ano que os fabricantes instalados no Brasil tiveram queda de 1,2% nas vendas. Do total vendido pela Dunlop, 90% foram produzidos na fábrica brasileira. Dentro dos 10% importados está a totalidade de pneus comerciais distribuídos no País pela Dunlop, que em 2014 iniciou o processo de ampliação para começar a produzi-los na planta do Paraná a partir de 2017, com novo investimento calculado na época em R$ 1 bilhão.

Segundo a Dunlop, os dois negócios rumaram em sentidos opostos em 2015, com aumento na participação no mercado de pneus de reposição para veículos leves de 5% para 10%, enquanto no segmento de pesado o market share caiu de 6% para 3%, o que pode ser explicado pela queda generalizada da atividade do setor de transporte rodoviário de carga, além da alta do dólar, que prejudicou a competitividade de produtos importados.

MAIS CRESCIMENTO EM 2016

No fim de 2015 a fábrica brasileira da Dunlop conquistou seu primeiro cliente OEM, fornecendo para a linha de produção da Toyota na Argentina os pneus Grandtrek AT20 e AT25 que equipam a nova picape Hilux. Recentemente a fabricante anunciou a conquista de mais um contrato, desta vez da Fiat em Betim (MG), para o fornecimento direto de pneus EC300+ que vão calçar Palio, Siena e Uno (leia aqui).

A Dunlop informa que novas negociações estão em andamento para ampliar o fornecimento direto às montadoras, com expectativa de fechar novos contratos este ano. Com este novo segmento, que se junta ao mercado de reposição e às exportações, a empresa calcula que suas vendas a partir do Brasil deverão avançar para 5 milhões de pneus em 2016, cerca de 1 milhão acima do resultado de 2015, o que significará novo crescimento anual de 25%.



Tags: Dunlop, Sumitomo, pneus, produção, indústria, autopeças, resultado, balanço 2015.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência