Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Gandini voltará à presidência da Abeifa

Carreira | 03/03/2016 | 18h40

Gandini voltará à presidência da Abeifa

Em abril executivo assume seu quinto mandato na liderança da entidade

REDAÇÃO AB

A partir de abril, José Luiz Gandini está de volta à presidência da Abeifa, associação dos importadores e fabricantes de veículos. O executivo, presidente da Kia Motors no Brasil, sucede Marcel Visconde, que comenda a Sttutgart Sportcar. Gandini integra chapa única formada por consenso entre as 28 empresas que compõe a entidade. No próximo dia 15 de março acontece a eleição que vai oficializar Gandini como dirigente da Abeifa pelos próximos dois anos.

Este será o quinto mandato dele na liderança da organização. Sua última gestão terminou em 2012, quando foi substituído por Flávio Padovan, na época principal executivo da Jaguar Land Rover no Brasil. Gandini abriu mão de concorrer à presidência na entidade no momento em que o governo impôs aumento de 30 pontos porcentuais no IPI dos carros vendidos no Brasil, medida que teve forte impacto sobre os importadores.

O executivo, que vinha registrando crescimento consistente das vendas locais da Kia Motors, viu seus negócios esfriarem e decidiu, naquele momento, se dedicar integralmente à companhia. Ele deixou a árdua tarefa de negociar a questão do IPI maior com o governo para Padovan.

RESULTADOS DESCENDENTES

Quando assumiu o cargo de presidente, Marcel Visconde anunciou que trabalharia para intensificar as relações com o governo e garantir que a entidade tivesse voz nas decisões do planalto. O esforço, no entanto, não amenizou os reflexos da severa contração do mercado e o executivo enfrentou desafio bem maior do que esperava à frente da Abeifa.

Em 2014, ano em que assumiu a presidência, as vendas das empresas filiadas à associação somaram 96,5 mil unidades, com queda de 14,3% sobre o resultado de 2013. A curva seguiu descendente e os negócios encolheram expressivos 36% no ano passado, para 59,9 mil veículos no ano passado.



Tags: Gandini, Abeifa, presidência.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência