Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Fábrica de motores da GM completa 3 anos
Fábrica de motores da GM em Joinville produz cabeçotes de alumínio

Indústria | 26/02/2016 | 15h41

Fábrica de motores da GM completa 3 anos

Unidade em Joinville produz os propulsores 1.0 e 1.4 de Onix e Prisma

REDAÇÃO AB

No sábado, 27, a fábrica de motores da General Motors em Joinville (SC) completará 3 anos de operações, período em que produziu mais de 218 mil unidades, sendo 121,3 mil em 2015, dos propulsores nas versões 1.0 e 1.4 para abastecer a unidade de Gravataí (RS) e equipar os modelos Onix e Prisma.

Com investimento de R$ 350 milhões, a fábrica ocupa uma área total de 500 mil metros quadrados, dos quais 200 mil metros quadrados foram destinados a preservação ambiental. A unidade foi planejada para pôr em prática diversas ações de sustentabilidade e em março de 2014 recebeu a certificação internacional de construção sustentável Leadership in Energy and Environmental Design (LEED Gold), sendo a primeira do setor automotivo na América do Sul a conquistar o certificado e a segunda da GM no mundo.

Durante o processo de certificação foram consideradas práticas e iniciativas sustentáveis da construção civil em diversas fases; da concepção do projeto à operação. Um dos requisitos era reduzir em 10% o consumo de energia em toda da fábrica. A GM de Joinville conseguiu obter uma economia de 13,8% e deixa de emitir anualmente cerca de 120 toneladas de CO2.

“Desde a sua instalação no País, há 91 anos, a GM promove iniciativas voltadas à sustentabilidade e a fábrica de motores de Joinville marca a consolidação desse processo reforçando nosso compromisso com a preservação do meio ambiente”, diz Marcos Munhoz, vice-presidente da companhia.

Entre os processos sustentáveis que a planta mantém, destacam-se o teste a frio dos motores, que não utiliza combustíveis e tem zero emissões, sistema de monitoramento da qualidade do e controle de temperatura interna, módulos fotovoltaicos (1.280 unidades em 2.115 metros quadrados) para geração de energia a partir da luz solar, sistema de aquecimento de água também pela luz solar, além de uso racional da água e tratamento de água por osmose reversa que permite o reuso de até 26 mil metros cúbicos por ano utilizada em fins não potáveis, como processo industrial, sanitários, irrigação e lavagem de pisos.



Tags: General Motors, GM, motores, fábrica, Joinville.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência