Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 23/02/2016 | 16h45

MAN Latin America avança em telemática

Volksnet e MAN Guard de 2ª geração têm mais funções para o gestor de frota

REDAÇÃO AB

A MAN Latin America ampliou as funcionalidades do Volksnet e do MAN Guard, sistemas de telemática para gerenciamento, monitoramento e rastreamento de frota voltados aos caminhões Volkswagen e MAN. As ferramentas ajudam a reduzir o custo operacional com um acompanhamento on-line detalhado. A chegada da segunda geração trouxe mais funções.

Entre as novidades estão informações em tempo real de desempenho dos caminhões, isoladamente e de toda a frota, considerando-se ainda tempo de ar-condicionado ligado, movimento em faixa econômica de rotação e principais infrações cometidas durante a viagem.

Com o dispositivo o transportador pode também acessar relatórios práticos de consumo de combustível e modo de condução de cada motorista para realizar treinamentos se for preciso. O relatório de Emissão de Carbono permite avaliar produção de CO2, o que contribui para atender metas de sustentabilidade.

Empresas verdes exigem cada vez mais ações de controle de emissões por parte de seus fornecedores. E os gráficos da frota podem ser usados para acompanhar, comparar e verificar o impacto dessas medidas ao longo do tempo. Outra possibilidade é o gestor da frota coordenar a coleta e distribuição de cargas, estabelecer pontos de entrega e pontos de parada durante o percurso, comunicando-se com o condutor em tempo real por um visor acoplado a um teclado no painel de instrumentos.

É possível ainda programar avisos como vencimento do seguro, da carteira de habilitação e status de manutenção da frota, além de informar as concessionárias mais próximas por um mapa de localização. “Trata-se de um sistema totalmente alinhado ao conceito sob medida de nossos veículos. Ouvimos os clientes e aprimoramos os recursos com uma solução completa, voltada ao ganho de produtividade do veículo e à redução de custo operacional em até 20%”, afirma o gerente de marketing da MAN Latin America, João Herrmann. “Outro foco é aumentar a segurança e contribuir para a prevenção de acidentes, sem deixar de lado as demandas relacionadas ao meio ambiente”, diz o executivo.

A instalação dos sistemas é oferecida de série para os cavalos mecânicos VW Constellation com motores de 390 e 420 cavalos e nos modelos MAN TGX produzidos a partir de 2016. Para os demais Constellation, incluindo os veículos rígidos equipados com motor MAN D08, o Volksnet é opcional. O serviço é gratuito durante os seis primeiros meses de uso. Após esse período o cliente escolhe se quer ou não permanecer com o sistema ativo.



Tags: Volksnet, VW, Volkswagen, MAN Latin America, MAN Guard, Constellation, TGX, MAN D08, João Herrmann.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência