Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Marcopolo Ana Rech comemora 35 anos

Comerciais | 22/02/2016 | 17h49

Marcopolo Ana Rech comemora 35 anos

Maior fábrica de ônibus do País responde por 30% da produção nacional

REDAÇÃO AB

No último dia 20 de fevereiro a fábrica de ônibus Marcopolo Ana Rech no bairro de mesmo nome em Caxias do Sul (RS) completou 35 anos de operações. Considerada a maior linha de produção de encarroçamento para chassis, a unidade responde sozinha por 30% da produção nacional.

Após investimento de R$ 120 milhões em 2012 para atualização, sobretudo para modernização dos equipamentos, a unidade possui capacidade para montar pouco mais de 30 veículos por dia. Desde sua fundação, em 1981, contabiliza a produção de 220 mil ônibus, entre micros, urbanos e rodoviários. Com área total de 471 mil metros quadrados e área construída de 88 mil m², Ana Rech também é a principal unidade da Marcopolo no mundo. Seu alto grau de customização permite à linha atender as mais diferentes demandas dos clientes, desde pinturas especiais até acabamentos internos diferenciados e personalizados, como customizar com camarim e estúdio ou aplicar pinturas de times esportivos, além de promover configurações específicas para diversos mercados , tais como ônibus fora-de-estrada que rodam na Amazônia, os de teto removível para os Emirados Árabes Unidos ou os movidos a hidrogênio utilizados em São Paulo.

A unidade abriga também o centro de pesquisa e desenvolvimento da Marcopolo, com mais de 300 técnicos e engenheiros. Também em Ana Rech estão as áreas de PDI (inspeção antes da entrega ao cliente) e assistência técnica, além da fabricação de componentes e equipamentos para os veículos, como poltronas, painéis de acabamento, laterais e revestimentos internos, entre outros, sendo que as peças produzidas localmente abastecem as demais unidades da empresa no Brasil e no exterior. Cerca de 3,5 mil empregados atuam no complexo industrial. A unidade conta ainda com um centro de treinamento para capacitação dos empregados e de clientes, além de uma unidade da Escola de Formação Profissional Marcopolo, para aprendizagem de menores do bairro.

“Todo o processo e a gestão da operação de Ana Rech são bem complexos. E temos diariamente o desafio de fazer produtos cada vez mais avançados, customizados e com elevados padrões de exigência nos quesitos qualidade e eficiência”, comenta Lusuir Grochot, diretor de manufatura da Marcopolo.

Dez anos após sua fundação, a fábrica chegou ao volume de 60 mil ônibus produzidos, o rodoviários Paradiso da então Geração 4 (atualmente está na Geração 7). Em 2001, Ana Rech foi considerada fábrica modelo, com equipamentos, pessoal especializado, processos industriais e desenvolvimento do produto. Em 2015, foi produzido o veículo de número 400 mil.



Tags: Marcopolo, fábrica, ônibus, Ana Rech, Caxias do Sul.

Comentários

  • MARIO Marcello

    Brasil se constrói com determinação e ousadia. Parabens para essa grande empresa nacional.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência