Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 17/02/2016 | 16h14

Global NCAP alerta Renault para propaganda enganosa no Uruguai

Entidade critica montadora por usar dado do Euro NCAP na América Latina

REDAÇÃO AB

Em uma carta aberta destinada ao CEO da Renault, Carlos Ghosn, o secretário geral do Global NCAP, David Ward, alerta para uma propaganda da montadora veiculada no Uruguai considerada enganosa. A crítica recai sobre o anúncio do Megane III ao mostrar que o modelo ganhou cinco estrelas – classificação máxima de segurança – em testes do Euro NCAP.

“As classificações do Euro NCAP não devem ser utilizadas na América Latina, onde nos últimos cinco anos o Programa de Avaliação de Novos Veículos na região (Latin NCAP) vem realizando classificações independentes de segurança”, afirma Ward na carta.

O secretário argumenta que na ausência de um teste de colisão pelo Latin NCAP não há certeza ou garantias de que o Megane III vendido no país sul-americano irá de fato receber as mesmas cinco estrelas que alcançou em testes na Europa. “O anúncio no Uruguai é, portanto, altamente enganoso para compradores de automóveis”.

Por meio da mesma carta, o Global NCAP solicita que a Renault adote três medidas para corrigir a ação que julgou como “grave desvio de informações de segurança”: retirar o anúncio imediatamente de circulação, emitir um pedido de desculpas ao Euro NCAP por utilizar seus resultados e selo de classificação e se oferecer para testar o Megane III dentro das especificações do Latin NCAP de modo que uma classificação precisa fique disponível para a região.

Para a entidade, a desinformação sobre as classificações NCAP não só podem confundir o público como também é injusto para os concorrentes, particularmente para aqueles que alcançaram cinco estrelas no Latin NCAP. O Global NCAP também ressaltou que a Renault se orgulha em mostrar que alcançou as cinco estrelas no Euro NCAP, mas ignora inteiramente o Latin NCAP e argumenta:

“Talvez isso seja porque a Renault ainda não alcançou nenhum resultado de cinco estrelas para qualquer um dos seus modelos vendidos no América Latina. Então, ao invés de publicar anúncios enganosos não seria melhor para Renault tentar alcançar o sua própria e primeira verdadeira classificação de cinco estrelas no Latin NCAP? Isso seria um sinal claro de que a empresa preza realmente pelo objetivo de ter um compromisso de alto nível com a segurança rodoviária global.”



Tags: Renault, Global NCAP, Euro NCAP, Latin NCAP, Megane, Uruguai, segurança, Carslos Ghosn.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência