Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 05/02/2016 | 17h50

Projeto de Samsung em parceria com Volvo Trucks pode salvar vidas

Telão instalado na traseira de caminhão ajuda a fazer ultrapassagens seguras

REDAÇÃO AB

A Samsung Electronics em parceria com a Volvo Trucks e outras três empresas começaram na Argentina os testes do primeiro caminhão equipado com a tecnologia SafetyTruck, que tem como objetivo o de prevenir acidentes de trânsito em situações de ultrapassagem, melhorar a segurança nas estradas e principalmente salvar vidas. O Samsung Safety Truck permanecerá circulando durante um ano no país.

O sistema consiste em um telão com resolução de alta qualidade instalado na traseira da carreta e que mostra em tempo real a situação da estrada à frente do caminhão por meio de duas câmeras frontais internas permitindo aos motoristas que trafegam atrás do caminhão avaliar com maior precisão as possibilidades de ultrapassagem e fazê-las com maior segurança. A transmissão da imagem do caminho à frente é feita por uma plataforma de software de conexão, enquanto o telão, formado por quatro telas, é projetado para ser resistente a pó e impermeável.

“Segurança é um princípio fundamental em qualquer projeto da Volvo Trucks. O grupo trabalha ativamente no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, a fim de eliminar completamente o risco de acidentes. Ao conhecer a ideia, a Volvo Trucks Argentina quis participar do projeto do Samsung Safety Truck para continuar promovendo reflexões sobre um futuro mais seguro, não só para o motorista de caminhão, mas para todos os cidadãos”, comentou o gerente de marketing e comunicação da Volvo Trucks, Valère Lourme.

“A Samsung está sempre à procura de oportunidades para aplicar a tecnologia de maneira inovadora, melhorando a vida das pessoas. Aproveitando nossa experiência como líder mundial em tecnologia de telas, juntamente com a Leo Burnett, desenvolvemos a ideia do Safety Truck, uma descoberta que tem potencial de mudar para sempre a história da segurança rodoviária”, disse o presidente da Samsung Argentina, Sang Jik Lee.

Veja abaixo vídeo institucional sobre o Samsung SafetyTruck Argentina (em espanhol):



Tags: Volvo Trucks, caminhões, segurança, Samsung.

Comentários

  • 500ef

    Antigamente, quando as pessoas eram mais educadas, os caminhoneiros sinalizavam através da seta como estava a situação do tráfego no sentido contrário, permitindo ultrapassagens seguras. Atualmente, eles querem mais é passar por cima dos carros de passeio, porque ganham por viagem e precisam faturar.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência