Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 01/02/2016 | 16h25

Toyota terá controle total da Daihatsu por US$ 3 bilhões

Compra será feita por meio de troca de ações a ser concluída até agosto

REDAÇÃO AB

A Toyota comprará a participação remanescente da Daihatsu, da qual já detém 51,2% por meio de uma troca de ações avaliada em US$ 3 bilhões e prevista para ser concluída em agosto deste ano. Conforme decisão do conselho de administração de ambas as empresas a Toyota fará a incorporação ao trocar 0,26% de suas ações por cada ação da Daihatsu, que por sua vez será excluída da Bolsa de Valores de Tóquio em 27 de julho.

O negócio faz parte da estratégia da montadora em fortalecer sua investida no segmento de carros compactos para mercados emergentes. Pelo acordo, as montadoras vão compartilhar o desenvolvimento e implantação de novas tecnologias desde os estágios iniciais de concepção. A diferenciação entre as marcas será mantida.

A Toyota permanecerá focada em tecnologias relacionadas com o meio ambiente, segurança, a experiência do usuário e conforto, enquanto a Daihatsu continuará com o desenvolvimento de tecnologias de baixo custo e de carros com menor consumo. Ambas vão utilizar as bases de operações uma da outra em mercados emergentes e as sinergias de desenvolvimento contribuirão também para reforçar a competitividade de custos de veículos maiores.

“Esta é uma oportunidade para as duas empresas refletirem que não temos mais de seguir sozinhos e confiar uns nos outros para tirar pleno proveito dos nossos pontos fortes. Em outras palavras, podemos agora nos concentrar em nossas principais competências. Isso, creio eu, é a chave para alcançar e manter a competitividade global”, declarou o presidente Akio Toyoda.

O presidente da Daihatsu, Masanori Mitsui comentou: “Eu acredito que nós temos agora encontrado uma direção em nosso curso que nos permitirá continuar nosso crescimento para os próximos 100 anos. Vemos isso como a oportunidade perfeita para consolidar a nossa relação com a Toyota, e, ao fazê-lo, embarcar em um novo período de crescimento e elevar a marca Daihatsu a um nível global”.



Tags: Toyota, Daihatsu, negócio, carros compactos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência