Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Trabalho | 31/01/2016 | 13h43

GM demite 517 na planta de São José

Grupo de trabalhadores estava em layoff desde agosto de 2015

REDAÇÃO AB

A General Motors confirmou no sábado, 30, que vai demitir 517 funcionários de sua fábrica em São José dos Campos (SP). A unidade monta a picape S10, o utilitário esportivo Trailblazer e também produz motores e componentes. Os contratos com estes empregados foram considerados encerrados no domingo, 31, e na segunda-feira, 1º, está previsto o início das homologações. As demissões decorrem do fim de um layoff com 798 trabalhadores iniciado em 2015. A GM já havia tentado fazer as demissões em agosto passado, mas os cortes foram suspensos na época, depois de uma greve de 14 dias que culminou em um acordo com o sindicato dos metalúrgicos da região na Justiça do Trabalho para estender o prazo de afastamento.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, o acordo assinado em 2015 e negociado no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) prevê que uma parte desse grupo afastado retorne à fábrica. Isso porque cada adesão ao Programa de Demissão Voluntária (PDV) aberto pela empresa resultaria no abatimento do número de excedentes considerado pela companhia. Também são considerados no cálculo os trabalhadores que se desligaram da fábrica de agosto de 2015 até agora, mesmo não estando em layoff.

Segundo informou a GM à imprensa no fim de semana, 168 pessoas aderiram ao PDV, 45 que estavam em layoff vão voltar a trabalhar na linha de produção e outros 68 entraram com novo pedido de afastamento - estes também deverão ser desligados após o período de licença.

Um PDV aberto pela GM de São José na segunda-feira, 25, se encerrou à meia-noite da sexta-feira, 29. Os trabalhadores do layoff que forem desligados agora receberão indenização de quatro salários-base. Na quinta-feira, 4, o sindicato anunciou que fará uma assembleia com todos os trabalhadores do layoff.



Tags: GM, São José dos Campos, metalúrgicos, sindicato, layoff, PDV.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência