Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo Renault tem novo recorde de vendas em 2015

Mercado | 18/01/2016 | 15h57

Grupo Renault tem novo recorde de vendas em 2015

Com alta pelo 3º ano consecutivo entrega 2,8 milhões de unidades no mundo

REDAÇÃO AB

O Grupo Renault alcançou um novo recorde de vendas globais em 2015 ao atingir pouco mais de 2,8 milhões de unidades, entre automóveis e comerciais leves, volume 3,3% acima do registrado no ano anterior, quando as vendas somaram 2,71 milhões de veículos, cravando 2015 como o terceiro ano consecutivo de crescimento dos negócios, de acordo com comunicado divulgado pela companhia na segunda-feira, 18.

O resultado do grupo que reúne as marcas Renault e Dacia foi diretamente beneficiado pelo bom momento na Europa, onde suas vendas subiram 10,2% no ano passado, enquanto o mercado total cresceu 9,4% e para o qual entregou mais de 1,61 milhão de veículos leves encerrando o período com participação de 10,1%.

“2015 marca mais um ano de aumento das vendas do Grupo Renault, batendo nosso recorde de vendas apesar das condições econômicas que continuam a variar de uma região para outra, nosso crescimento é constante e valida a estratégia de diversificação geográfica adotada nos últimos anos”, declara em nota o vice-presidente global de vendas e marketing do Grupo Renault, Tierry Koskas.

Já nas Américas o grupo registrou seu pior resultado entre as demais regiões do mundo com queda de 14,8% das vendas, para 355,1 mil emplacamentos contra os 416,9 milhões de veículos de 2014. O Brasil continuou sendo o segundo maior mercado global da Renault, atrás apenas da França, onde a marca vendeu 181,5 mil unidades, queda de 23,4%, quase em linha com a média do mercado doméstico (25,5%), e apesar do desempenho negativo ganhou 0,2 pontos porcentuais de participação elevando sua fatia de mercado para 7,3%, o melhor resultado em sua história no País (leia aqui).

Também houve retração das vendas na Eurasia e Ásia, cujos negócios caíram 8,6% e 12,3%, respectivamente, para 356,2 mil e 116,8 mil unidades. Enquanto isso, na região que contabiliza junto Oriente Médio, África e Índia, os emplacamentos subiram 17% com a entrega de 359,8 mil veículos.

PROJEÇÕES 2016

Para o ano que começou o Grupo Renault espera um novo recorde vendas globais com aumento de até 2% comparadas com 2015. O mesmo nível de crescimento é esperado para o mercado europeu neste ano e especialmente na França.

Para o Brasil e a Rússia, a companhia informa em comunicado que espera continuação da retração de seus mercados para 6% e 12%, respectivamente. Na contramão, China deve crescer de 4% a 5%, e Índia, 8%.

A empresa destaca em seu relatório que espera uma aceleração das vendas no mercado mundial de veículos puxada pelo fortalecimento da marca Renault no mercado europeu, embora acredite em aumento em cada uma das cinco regiões do mundo.

“Aproveitando o impulso dos negócios dos últimos três anos, com uma gama de produtos em grande parte, atualizado em 2015 e 2016 e nossa expansão na Índia e na China, nosso crescimento vai acelerar este ano e vamos melhorar nossas posições em todas as nossas regiões”, concluiu Koskas.



Tags: Renault, vendas globais, recorde, Dacia, Thierry Koskas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência