Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
ZF TRW desenvolve airbag central para veículos

Segurança | 15/01/2016 | 15h49

ZF TRW desenvolve airbag central para veículos

Instalado no encosto de cabeça dianteiro visa proteção em impactos laterais
REDAÇÃO AB

A ZF TRW apresenta um novo conceito de airbag para proteção de impactos laterais nos veículos. O airbag central é integrado à estrutura da almofada do encosto de cabeça do assento e configurado para amortecer a região da cabeça, ombros e torso dos ocupantes dos bancos dianteiros.

Segundo a empresa, no caso de impacto lateral no qual um outro veículo ou algum objeto atinge a lateral do carro com força, seja do lado do motorista ou do lado do passageiro do assento dianteiro, o airbag central ajuda a manter o motorista em seu lugar, minimizando seu deslocamento lateral e reduzindo o risco de interação entre o outro ocupante sentado ao seu lado ou com peças internas estruturais do veículo que estejam nos arredores.

“O risco de impacto entre os ocupantes dos bancos dianteiros durante colisões laterais é significativo. Pesquisas sobre acidentes mostram que, nos Estados Unidos, quase 30% das fatalidades em impactos laterais envolvem os dois ocupantes dos bancos dianteiros e, na Alemanha, quase 30% dos ocupantes gravemente feridos sofreram colisões laterais que causaram impacto lateral entre ocupantes dos bancos dianteiros”, afirma o diretor de engenharia global da ZF TRW, Dirk Schultz.

O módulo do airbag central é equipado com um dispositivo híbrido de enchimento e pode ser composto por uma bolsa de tecido em peça única ou pela tecnologia de bolsa costurada. O módulo pode ser desenhado para atender diferentes requisitos de design de fabricantes de veículos, incluindo um mecanismo com tiras internas na bolsa para promover uma forma triangular após a abertura, o que ajuda a melhorar o desempenho de retenção dos ocupantes do veículo.

“Estamos observando cada vez mais interesse nesta nova tecnologia de airbag e no momento a Euro NCAP está avaliando novos protocolos de testes de impacto lateral para 2018 e para o futuro,” disse Schultz. “Se forem implementados, acreditamos que muitos veículos novos irão requerer módulos de airbag entre os bancos dianteiros.”

Segundo a empresa, já estão em curso diversos programas de desenvolvimento e pesquisa em conjunto com montadoras.

Tags: ZF, ZF TRW, airbag, airbag central, módulo, Euro NCAP.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência