Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 14/01/2016 | 16h48

Vendas financiadas de veículos recuam 17% em 2015

Resultado é puxado pela queda de 26% no mercado de novos

REDAÇÃO AB

O total de financiamentos de veículos em 2015 atingiu volume de 5,31 milhões de unidades, entre novos e usados, representando queda de 16,9% na comparação com o ano anterior, segundo levantamento da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito no País.

O mercado de zero-quilômetro cravou queda expressiva de 26% das vendas a prazo no período, para 2,33 milhões de unidades, enquanto o de usados, embora com índice muito melhor, recuou 8%, para 2,97 milhões de veículos.

“A situação econômica do Brasil em 2015 não inspirou a confiança no consumidor para a compra do veículo financiado. A queda da renda real e o aumento do desemprego foram fatores-chave para a deterioração da confiança”, afirma em nota o gerente de relações institucionais e inteligência de mercado na Cetip, Marcus Lavorato.

Entre os veículos novos, o financiamento de pesados foi o que mais caiu em 2015 com retração de 54,1%, para pouco mais de 78,8 mil unidades. Leves e motocicletas tiveram quedas correspondentes a 29,3% e 12,9%, respectivamente, para 1,44 milhão entre automóveis e comerciais leves e 812,3 mil motos.

Para os usados, a queda dos financiamentos também foi puxada pelos pesados, que inclui caminhões e ônibus, cujo volume de 2015 ficou 9,6% abaixo do resultado verificado no ano anterior, para 130,2 mil unidades. Em leves, as vendas de usados a prazo fecharam com 2,72 milhões de unidades, 8% menos na mesma base de comparação. No setor de motos usadas o volume de 105,4 mil foi 4,6% menor.

O crédito direto ao consumidor (CDC) continuou como a modalidade preferida dos consumidores que optaram por financiar seus veículos em 2015, com participação de 82% das operações realizadas no período. Consórcio e leasing responderam por 14,6% e 1,8%, respectivamente.

Veja abaixo o total de crédito contratado por meio de cada modalidade:


Fonte: Cetip



Tags: Financiamentos, usados, zero quilômetro, veículos novos, vendas a prazo, Cetip.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência