Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Onix bate Palio e é o mais vendido em 2015

Mercado | 06/01/2016 | 19h10

Onix bate Palio e é o mais vendido em 2015

Entre as marcas, Fiat continua líder e a vice-líder GM empurra VW para 3ª posição

SUELI REIS, AB

O Chevrolet Onix subiu ao pódio em 2015 e desbancou o Fiat Palio, que se tornou líder por apenas um ano, em 2014, após a queda do Volkswagen Gol. Pela primeira vez, o modelo da General Motors é o automóvel mais vendido do Brasil, com pouco mais de 125,9 mil unidades emplacadas durante o ano passado, conforme o ranking da Fenabrave divulgado na quarta-feira, 6.

Com 122,3 mil unidades licenciadas, o modelo da Fiat desceu para a vice-liderança à frente do Hyundai HB20, que com 110,3 mil unidades desbancou os tradicionais Ford Ka e Volkswagen Gol, estes na quarta e quinta posições, respectivamente, com 90,1 mil e 82,7 mil unidades emplacadas em 2015.

Seguindo a tabela os VW Fox/Crossfox ficaram à frente do rival Fiat Uno pela diferença de 129 unidades: foram 76,5 mil contra 76,4 mil. Completam a lista dos 10 mais vendidos o Sandero, da Renault, que com 78,1 mil unidades consolidou-se na oitava posição, seguido pelo Prisma, da GM, com 70,3 mil, e Corolla da Toyota, com 67,3 mil.

Entre os comerciais leves, a picape Fiat Strada continua disparada na liderança, com volume expressivo de 98,6 mil emplacamentos, quase 42 mil unidades à frente do vice-líder do segmento, a VW Saveiro, cujos licenciamentos somaram 56,7 mil no ano passado.

A picape S10, da GM, que também é a líder no segmento de picapes médias pelo vigésimo ano, segue na terceira posição do ranking de comerciais leves com 33,3 mil licenciamentos novos. Seguem na lista a Toyota Hilux, na quarta posição, com 32,9 mil unidades, e Chevrolet Montana, fechando a lista dos cinco mais vendidos, com 23,6 mil.

MONTADORAS

Já entre as montadoras, a Fiat segue na liderança pelo 14º ano ao encerrar 2015 com 439,1 mil veículos vendidos, o que lhe dá fatia de 17,7% de participação do mercado de automóveis e comerciais leves. A GM desbancou a Volkswagen e ocupa a vice-liderança do mercado com 387,9 mil unidades emplacadas, participação de 15,6%, enquanto a VW fica com a terceira posição ao alcançar volume de 359,4 mil veículos vendidos ou 14,5% de share.

A Ford permanece na quarta colocação ao entregar 253,6 mil veículos em 2015, o que lhe dá 10,2% de fatia do mercado. A Hyundai se consolidou à frente da Renault com 8,2% enquanto a rival francesa desce para a sexta colocação no ranking com 7,3% de participação. As japonesas formam o grupo Toyota, Honda e Nissan, com 7,1%, 6,1% e 2,4% do mercado, respectivamente. Por fim, a novidade é a Jeep, que ingressa na lista das dez marcas que mais venderam em 2015, com 1,69% do mercado graças ao Renegade, que no ranking de automóveis aparece na 18ª posição, com 39,1 mil unidades emplacadas.

Veja as listas completas aqui nas páginas 7 e 9 dos dados da Fenabrave.



Tags: Onix, Palio, ranking, Fiat, General Motors, Volkswagen, Hyundai, HB20, montadoras, marcas, Fenabrave.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência