Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 15/12/2015 | 13h15

VW exporta blocos de três cilindros à Alemanha

Componentes serão utilizados em Polo e Up! vendidos na Europa

REDAÇÃO AB

A Volkswagen do Brasil foi escolhida para exportar blocos para a produção de motores que equipam os modelos Polo e Up! na Europa. Os itens são produzidos na fábrica de São Carlos (SP) e enviados para a unidade de Chemnitz, na Alemanha. Inicialmente, a parceria se estenderá até 2016 e engloba a exportação do bloco do motor 1.0 de três cilindros da família EA211 (foto). Até o fim deste ano serão enviados 46 mil blocos de motor.

A estimativa é de que sejam despachadas 90 mil unidades até 2016. “Desde 2012 a unidade de São Carlos tem recebido investimentos consistentes, que totalizarão aproximadamente R$ 900 milhões até 2018. Os aportes são destinados especialmente à renovação das linhas de produção”, recorda o CEO da VW do Brasil, David Powels.

O bloco do 1.0 de três cilindros tem como principal vantagem o menor peso, por ser feito de alumínio. Comparado a um motor de mesma cilindrada, mas com quatro cilindros, por exemplo, o EA211 completo é 24 quilos mais leve. O processo de usinagem (responsável por transformar os blocos e cabeçotes brutos de alumínio em peças acabadas) utiliza 80 vezes menos água que os métodos tradicionais e todo o material retirado é reciclado.

A fábrica de São Carlos produz motores das famílias EA111 e EA211 1.0 e 1.6 que equipam Voyage, Saveiro, Saveiro Cross, Fox, CrossFox, SpaceFox, Gol e Up! A unidade fabricou mais de 9,5 milhões de motores em 19 anos.



Tags: VW, Volkswagen, blocos de motor, São Carlos, David Powels, Voyage, Saveiro, Saveiro Cross, Fox, CrossFox, SpaceFox, Gol, Up!, EA111, EA211.

Comentários

  • Ronaldo Gomes Ribas

    Os blocos dos motores EA211 3-Cilindros e 4-Cilindros são fundidos em São Carlos ou apenas usinados nesta Planta?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência