Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Crédito | 14/12/2015 | 13h28

Compras financiadas caíram 15,4% no ano

Foram feitos 3,79 milhões de operações para a aquisição de automóveis

REDAÇÃO AB

As vendas de carros financiados diminuíram de janeiro a novembro. Foram negociados 3,79 milhões de automóveis em operações de crédito no período, número 15,4% menor do que o do mesmo intervalo de 2014. O levantamento é da Cetip, empresa que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base de informações que reúne cadastros das restrições financeiras de veículos como garantia de crédito. Do total, 1,31 milhão de carros eram novos e 2,48 milhões usados.

Os dados isolados do mês evidenciam queda mais profunda, de 23,2% na comparação com novembro do ano passado, para 324,2 mil unidades, 106,1 mil delas de veículos novos e 218 mil de usados. Na comparação com outubro o ritmo é mais estável, com suave retração de 1,7%. A Cetip reforça que o segmento de veículos usados vem apresentando desempenho melhor que o de novos.

A situação se repete, de forma até mais evidente, no segmento de caminhões. As vendas financiadas somaram 189,6 mil unidades até novembro, com forte redução de 35% na comparação com os mesmos 11 meses de 2014. A baixa foi puxada pelos caminhões novos, que tiveram redução de 55,5% nas operações de crédito, para 70,9 mil veículos. Os contratos de financiamento de modelos usados diminuíram menos, 10,2%, e chegaram a 118,7 mil unidades. Considerando apenas os resultados de novembro, o financiamento total de caminhões, considerando zero quilômetros e já rodados, chegou a 14,4 mil unidades, com baixa de 1,9% sobre outubro e de 11,2% na comparação com igual mês de 2014.

Os resultados do setor de duas rodas também foram desiguais entre novos e usados. Foram financiadas 845,3 mil unidades nos 11 meses do ano, com queda de 12%. O principal fator para a baixa foi a diminuição de 12,9% nos contratos de crédito para a aquisição de motocicletas novas, para 748,6 mil unidades. O financiamento de usadas caiu 4,2%, para 96,7 mil motos no acumulado do ano.

Segundo a Cetip, considerando todos os segmentos, a parte mais expressiva da demanda por crédito está concentrada em veículos com 4 a 8 anos de uso, que responderam por 1,3 milhão de operações no ano. A demanda caiu apenas 2,5% no ano, piora bem mais discreta do que a verificada em outras faixas.

Entre as modalidades de financiamento, a maioria das operações foi de CDC, Crédito Direto ao Consumidor, com participação de 81,9%. Já o Consórcio respondeu por 15% dos negócios, enquanto o Leasing foi usado em 1,4% dos contratos. O prazo médio de financiamento está em 37,2 meses para veículos novos e chega a 42,6 meses para usados de 4 a 8 anos.



Tags: crédito, financiamento, veículos, Cetip.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência