Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas de veículos usados se estabilizam

Mercado | 11/12/2015 | 18h48

Vendas de veículos usados se estabilizam

Foram negociados mais de 9,07 milhões de carros de segunda mão até novembro

REDAÇÃO AB

Enquanto o mercado de veículos novos segue encolhendo, com retração de 25,2% de janeiro a novembro, os negócios no setor de usados mantêm ritmo melhor. As vendas permaneceram praticamente estáveis entre janeiro e novembro na comparação com o resultado do ano passado. Foram negociados 9,07 milhões de modelos leves de segunda mão no período, com sutil retração de 0,3%. As informações foram divulgadas pela Fenauto, entidade que representa os revendedores de veículos.

-Veja aqui os dados da Fenauto

A demanda por automóveis ficou 0,8% menor, com 7,80 milhões de unidades. Já a procura por modelos comerciais leves cresceu, com aumento de 2,7% na comparação com os mesmos 11 meses de 2014, para 1,26 milhão de veículos. “Até a metade do ano o nosso mercado vinha conseguindo manter ritmo mais acentuado de crescimento, mas sentimos uma retração nas últimas semanas. Esperamos fechar 2015 com um resultado estável comparado com a performance do ano passado”, destacou em comunicado o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos.

O enfraquecimento da demanda ficou visível em novembro. Foram negociados no mês 675 mil automóveis usados, volume 0,8% inferior ao de outubro e ainda 8,9% menor do que o registrado há um ano. O mesmo aconteceu no segmento de comerciais leves, que anotou baixa de 1,4% na comparação mensal e de 5,1% na anual, para 108,8 mil unidades.

A demanda por comerciais pesados também encolheu. Em novembro os revendedores entregaram 26,3 mil veículos da categoria, com redução de 8,1% sobre outubro e de 8,9% sobre o mesmo mês de 2014. No acumulado a baixa foi mais sutil, de 3,8%, para 310,2 mil unidades. Já o setor de duas rodas ampliou os resultados no ano, com leve expansão de 1,2% nas vendas, para 2,58 milhões de motocicletas.

Aumentou o interesse dos consumidores de veículos usados em modelos seminovos, com até três anos de uso. A Fenauto aponta que as vendas neste segmento evoluíram 34,1% no ano, com 3,61 milhões de unidades. A demanda por usados jovens, com entre 4 e 8 anos de rodagem, caiu 8,4% e ficou em 4,34 milhões. Os modelos maduros, com 9 a 12 anos de uso, tiveram redução semelhante, de 8,5%. Já a compra de veículos com mais de 13 anos diminuiu 11,9% e ficou em 2,66 milhões, considerando automóveis, motocicletas, comerciais leves e pesados.



Tags: vendas, usados, veículos, Fenauto.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência