Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Legislação | 10/12/2015 | 17h07

Procon-MG investiga Ford por falhas em câmbio

Caixa Powershift vem apresentando trepidação e outros problemas

REDAÇÃO AB

O grande número de queixas de consumidores levou o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG) a instaurar uma investigação preliminar sobre problemas no câmbio automático Powershift, que no Brasil equipa os Ford EcoSport, Fiesta e Focus. As queixas se referem a barulho, trepidação, superaquecimento, falhas nas trocas da marcha, perda de força e consumo elevado de combustível.

Segundo o promotor de Justiça Amauri Artimos da Matta, a investigação pretende apurar se a Ford está vendendo veículos defeituosos, se há riscos para o consumidor e se a rede está conseguindo sanar os problemas ocorridos. “Os mecânicos da Ford já reconhecem o problema e se limitam a dizer que a parte da engenharia da fabricante está procurando resolver o problema. Acontece que essa alegação já vem sendo apresentada aos donos dos veículos há quatro anos, desde a entrada do modelo no mercado nacional”, informa ao Procon o comprador de um New Fiesta 2011/12.

“Já procurei a concessionária diversas vezes, que não soluciona o problema e culpa a montadora”, queixa-se o dono de um New Fiesta 2014/14. Para averiguar melhor os fatos, o órgão marcou audiência pública para ouvir os consumidores, a empresa e especialistas no assunto no dia 18 de fevereiro de 2016.

O Procon-MG deu 30 dias para a Ford responder às reclamações dos consumidores, informar sobre a existência dos problemas relatados, suas causas, as medidas que estaria adotando para solucioná-los e comunicar eventual recall ou plano de ação para resolver esses problemas.

Em resposta a Automotive Business, a Ford enviou o seguinte comunicado: “Alguns veículos da marca com transmissão PowerShift têm apresentado trepidação excessiva da embreagem da transmissão durante baixa aceleração. Essa trepidação pode ser decorrente da contaminação da embreagem pelo fluido da transmissão, causada por vazamento dos retentores do eixo de entrada. Não representa nenhum risco à segurança do veículo.”

A Ford informa que estendeu a garantia dos retentores do eixo de entrada, da embreagem e a calibração do software da transmissão sequencial PowerShift de seis marchas para cinco anos ou 160 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. O benefício é transferido aos próximos donos em caso de venda. Essa extensão de garantia é válida para os New Fiesta 2013 e 2014 montados de 19 de outubro de 2012 a 30 de agosto de 2013, os EcoSport modelos 2013 e 2014, produzidos de 17 de maio de 2012 a 31 de agosto de 2013, e para os Focus 2014 produzidos de 29 de janeiro de 2013 a 30 de agosto de 2013, todos equipados com a transmissão PowerShift.

Note que os carros cobertos pelo benefício foram montados o mais tardar em agosto de 2013. No entanto, o Procon de Minas Gerais tem vários relatos de consumidores com carros montados em 2014.



Tags: Procon MG, Powershift, Amauri Artimos da Matta, Fiesta, EcoSport.

Comentários

  • Natalia

    Isso esta fora do controle, mês passado levei novamente meu carro para averiguar esse problema e o recepcionista pegou o manual e me disse que esse problema esta descrito na pagina 125 do manual. Que é um "problema" que já estava descrito. Para terem ideia, ele fica com o xerox da página do manual no teclado dele, de tanta reclamação que tem. Torço para que encontrem uma solução. Natalia

  • Jefferson

    Recebi informação de um dos supervisores da assistência técnica da concessionaria com o seguinte procedimento: 1. Levar o carro na concessionaria para fazer a parametrização. 2. Rodar com o veículo 250 km e após retornar a concessionaria para avaliar o sistema, tirar fotos do código de barra do câmbio para posterior envio ao fabricante. 3. Se o fabricante autorizar, a peça será trocada (isto pode levar 3 meses) 4. A Ford não encontrou a solução do problema, portanto significa que o problema poderá retornar e toda o procedimento acima, deverá ser refeito. Ministério Público, pode investigar o tema é sério.Ford, toma vergonha...

  • Nauber Fabiano Fernandes

    É exatamente por isso que prefiro os fabricantes Japoneses. São mais sérios e leal aos consumidores. Bom pra eles ruim para as marcas europeias e americanas que vem perdendo mercado. Marcas japonesas aqui no Brasil são sinônimos de qualidade, durabilidade, respeito e confiança.

  • Udo

    Atenção: o Powershift do Focus (meu caso) não é automático. É automatizado. Significa que é um cambio normal equipado com dispositivos que fazem a troca automática de marchas. Até aí, nada de mais, porque muitos carros oferecidos no Brasil tem este tipo de cambio e funcionam bem. O problema é que em alguns modelos Ford este câmbio não foi adaptado corretamente. Uma empresa como a Ford que já fornecia carros com câmbios automáticos nos EUA na decada de 50 fornecer carros com câmbios com problema no Brasil é vergonhoso. O Focus que compramos zero quilometro e está atualmente com 48 mil km já teve laudos da concessionária comprovando que está com problema. Mas problema mesmo é a FORD, insistindo em não absorver os custos de troca. E ainda "importam" atores para anunciar o modelo Focus no Brasil. Vergonha!!!

  • Ingrid Duarte

    Gostaria de saber onde vai ser a audiência publica e que horas? Tenho um New Fiesta e trocaram a embreagem dele e o carro continua trepidando....na última revisão reclamei e me deram um xerox informando que esta trepidação é característica desses carros...aguardo retorno, pois faço questão de estar presente nesta audiência...Grata!

  • Rubens

    Gostaria de abrir um chamado junto à ouvidoria da Ford Auto Prime para relatar a total ausência do nível de serviço prestado, assim como a espera no atendimento ao telefone, e também à não prestação de serviço dentro da garantia, como troca da bateria, e trepidação excessiva da embreagem da transmissão durante baixa aceleração. Diante da mensagem “Transmissão muito quente/Pressione Freio”, a marca recomenda a parada do veículo em local seguro, “que permita que a transmissão esfrie e a mensagem desapareça, antes de prosseguir”, atentando para a possibilidade de trepidação.Porém, a Ford não assume o que está escrito no manual do carro. O artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor dá direito ainda à devolução do valor pago pelo carro, troca do carro por outro sem defeitos ou abatimento na compra de um novo – à escolha do consumidor.

  • rodrigo antonio noro

    sou do mato grosso tenho um new fiesta sedam 2014/2015 tambem começou com problemas com trepidação liguei para marcar na concessionaria para averiguar a atendente disse que eles precisam desmontar o carro e ai esperar vir a peça 60 dias existe um abaixo assinado contra a ford abaixo assinado new fiesta 2014 carro com problemas assinem la e espalhem

  • Ritade cassia monteiro Motta

    Tenhoum NeyFiesta 2013/2014, comprei em 30,10,2013 zero, ja foi trocado duas vezes o cambio powershift, agora deu problema novamente a re nao entra, o csrro nao anda e a ford nao assume a troca , pois de acordo com a concessionária de juiz de fora onde moro, perdi a garantia a dois meses, meu carro é considerado um carro novo, mas poderia jogar no lixo nao anda mais, Ford agora é descartável. Galera mover ação judicial , vamos nos movimentar

  • Veralucia fogaco

    Tenhoum new foesta 2014/2015 esta apresentando os mesmo defeito que todos relataram como fazemos pra enyra na justiça pois é um desrespeito com seu público consumidor

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência