Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Caminhões têm retração maior: 46,3%

Mercado | 01/12/2015 | 20h00

Caminhões têm retração maior: 46,3%

Relançamento do Finame-PSI em novembro atrapalha as vendas do mês

PEDRO KUTNEY, AB

O mercado brasileiro de caminhões seguiu em profunda recessão em novembro, com emplacamento de apenas 4,7 mil unidades, o que representa baixa de 61% sobre o mesmo mês de 2014 e retração de 18% ante outubro. No acumulado de 11 meses, as 66,2 mil unidades vendidas aprofundam a queda no comparativo anual para 46,3%. Os dados do Renavam divulgados na terça-feira, 1º, pela associação dos concessionários, a Fenabrave, demonstram que a retomada dos financiamentos pela linha do BNDES Finame PSI, anunciada no início de novembro, não ajudou em nada a aquecer os negócios no fim do ano.

- Veja aqui os números da Fenabrave

“Esse anúncio mais atrapalhou do que ajudou. Existiam muitas negociações em andamento que simplesmente pararam. Existem agora milhares de pedidos parados à espera de aprovação no BNDES”, explica João Pimentel, diretor geral da Ford Caminhões.

No fim de outubro, o governo cancelou desembolsos da linha Finame-PSI, um mês antes do que era normalmente esperado pelo mercado. Após pressões dos fabricantes em Brasília, o financiamento foi retomado, mas os pedidos só foram aceitos até o dia 27 de novembro (leia aqui). Contudo, como o BNDES pode demorar mais de um mês para analisar cada proposta, muitos negócios ficaram represados, podem até ser concretizados este mês, mas isso impactou negativamente no resultado de novembro.

ÔNIBUS

As vendas de ônibus também seguem em queda profunda em 2015, ainda que a amplitude do tombo seja um pouco menor. De janeiro a novembro foram emplacadas 18,7 mil unidades, o que significa retração de 35,9% em comparação com o mesmo intervalo de 2014. Somente em novembro o número de ônibus vendidos somou 1,1 mil, em leve alta de 1,6% sobre outubro, mais em baixa de quase 58% ante o mesmo mês do ano passado.



Tags: Mercado, caminhões, ônibus, comerciais, resultado, vendas, Fenabrave, Renavam, BNDES. Finame-PSI.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência