Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Distribuição | 30/11/2015 | 19h40

Toyota usa melhores práticas dos EUA em concessionários da AL

Montadora usou exemplos de concorrentes citados pela Automotive News

REDAÇÃO AB

Ao ler uma edição especial da revista americana Automotive News sobre exemplos de melhores práticas adotadas por concessionários de diversas marcas nos Estados Unidos, Steve St. Angelo, CEO da Toyota América Latina, ficou inspirado em introduzir algumas dessas ações na rede da marca na região. Segundo entrevista do executivo à publicação divulgada na segunda-feira, 30, todos os distribuidores latino-americanos da Toyota foram requisitados a ler o suplemento de 48 páginas, para adotar uma ideia e adaptá-la às condições locais. Ao todo, foram adotadas 400 práticas, todas adaptadas de concessionárias americanas de fabricantes concorrentes (nenhuma podia ser da própria Toyota). No último dia 18 de novembro, em Tóquio, Japão, St. Angelo premiou as 10 melhores iniciativas, as que geraram mais resultados.

Os concessionários finalistas implantaram em suas lojas programas de melhoria com objetivos diversificados, que cobrem iniciativas como novos centros de entrega de veículos, projetos de caridade, geração própria de energia solar e pacotes especiais de acessórios. Os 10 melhores distribuidores premiados estão instalados em nove países da América Latina, dois são da Nicarágua, apenas um é do Brasil e os demais são da Argentina, Colômbia, Peru, Guatemala, Bolívia, Costa Rica e Paraguai.

A inspiração de cada ação adotada veio de concessionárias nos Estados Unidos da Hyundai, Nissan, Buick, Porsche, Ford, Chevrolet, Honda, Volvo, Cadillac, Lincoln e Infiniti, todas marcas concorrentes da Toyota. “Nós podemos aprender entre nós, mas também aprendemos com nossos concorrentes. Eu quero que continuemos humildes para perceber que sempre há uma maneira diferente e melhor de fazer as coisas”, disse St. Angelo à Automotive News.

Veja abaixo a lista dos dez concessionários Toyota premiados e quais foram as ações implementadas:

Federico SA, Buenos Aires, Argentina
Novo centro de entrega de veículos e parcerias com restaurantes, lojas de roupa e eletrônicos para presentear os clientes com vale-brindes
Inspiração: Burns Hyundai, Marlton, Nova Jersey

Toyosa SA, Santa Cruz, Bolívia
Oferta de modelos personificados para clientes agricultores
Inspiração: Grubbs Nissan, Bedford, Texas

Sulpar, Curitiba, Brasil
Aumentou a rentabilidade com pacote especial de acessórios
Inspiração: Garber Buick, Saginaw, Michigan

Vehicaldas, Manizales, Colômbia
Organizar corridas offroad para clientes
Inspiração: Hoffman Porsche, East Hartford, Connecticut

Purdy Motor SA, São José, Costa Rica
Remodelou o showroom para melhorar a experiência de entrega do carro ao cliente
Inspiração: Bozard Ford-Lincoln, St. Augustine, Flórida

Confino Stahl Y Compania, Rio Honda, Guatemala
Melhorou a identificação visual da loja, fez parcerias com restaurantes locais e tornou-se uma loja mais receptiva a receber crianças
Inspiração: Matick Chevrolet, Redford Township, Michigan

Auto Nica, Managua, Nicarágua
Reduziu custos de energia ao instalar painéis no telhado para captação de energia solar, que supre 90% do consumo diário
Inspiração: Rossi Honda, Vineland, Nova Jersey

Casa Pellas, Esteli, Nicarágua
Organização de comboios de caridade para levar mantimentos e roupas para comunidades carentes em áreas isoladas do país
Inspiração: George Nahas Chevrolet, Wildwood, Flórida

Toyotoshi, Assunção, Paraguai
Melhorou a qualidade do banco de dados dos clientes e o retorno a eles
Inspiração: Ed Kenley Ford, Layton, Utah

Autonorte, Tarapoto, Peru
Melhorou o negócio de serviços com campanhas de diagnóstico preventivo
Inspiração: Rickenbaugh Automotive Group, Denver



Tags: Toyota, distribuição, concessionárias, América Latina.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência