Ao ler uma edição especial da revista americana Automotive News sobre exemplos de melhores práticas adotadas por concessionários de diversas marcas nos Estados Unidos, Steve St. Angelo, CEO da Toyota América Latina, ficou inspirado em introduzir algumas dessas ações na rede da marca na região. Segundo entrevista do executivo à publicação divulgada na segunda-feira, 30, todos os distribuidores latino-americanos da Toyota foram requisitados a ler o suplemento de 48 páginas, para adotar uma ideia e adaptá-la às condições locais. Ao todo, foram adotadas 400 práticas, todas adaptadas de concessionárias americanas de fabricantes concorrentes (nenhuma podia ser da própria Toyota). No último dia 18 de novembro, em Tóquio, Japão, St. Angelo premiou as 10 melhores iniciativas, as que geraram mais resultados.
Os concessionários finalistas implantaram em suas lojas programas de melhoria com objetivos diversificados, que cobrem iniciativas como novos centros de entrega de veículos, projetos de caridade, geração própria de energia solar e pacotes especiais de acessórios. Os 10 melhores distribuidores premiados estão instalados em nove países da América Latina, dois são da Nicarágua, apenas um é do Brasil e os demais são da Argentina, Colômbia, Peru, Guatemala, Bolívia, Costa Rica e Paraguai.
A inspiração de cada ação adotada veio de concessionárias nos Estados Unidos da Hyundai, Nissan, Buick, Porsche, Ford, Chevrolet, Honda, Volvo, Cadillac, Lincoln e Infiniti, todas marcas concorrentes da Toyota. “Nós podemos aprender entre nós, mas também aprendemos com nossos concorrentes. Eu quero que continuemos humildes para perceber que sempre há uma maneira diferente e melhor de fazer as coisas”, disse St. Angelo à Automotive News.
Veja abaixo a lista dos dez concessionários Toyota premiados e quais foram as ações implementadas:
• Federico SA, Buenos Aires, Argentina
Novo centro de entrega de veículos e parcerias com restaurantes, lojas de roupa e eletrônicos para presentear os clientes com vale-brindes
Inspiração: Burns Hyundai, Marlton, Nova Jersey
• Toyosa SA, Santa Cruz, Bolívia
Oferta de modelos personificados para clientes agricultores
Inspiração: Grubbs Nissan, Bedford, Texas
• Sulpar, Curitiba, Brasil
Aumentou a rentabilidade com pacote especial de acessórios
Inspiração: Garber Buick, Saginaw, Michigan
• Vehicaldas, Manizales, Colômbia
Organizar corridas offroad para clientes
Inspiração: Hoffman Porsche, East Hartford, Connecticut
• Purdy Motor SA, São José, Costa Rica
Remodelou o showroom para melhorar a experiência de entrega do carro ao cliente
Inspiração: Bozard Ford-Lincoln, St. Augustine, Flórida
• Confino Stahl Y Compania, Rio Honda, Guatemala
Melhorou a identificação visual da loja, fez parcerias com restaurantes locais e tornou-se uma loja mais receptiva a receber crianças
Inspiração: Matick Chevrolet, Redford Township, Michigan
• Auto Nica, Managua, Nicarágua
Reduziu custos de energia ao instalar painéis no telhado para captação de energia solar, que supre 90% do consumo diário
Inspiração: Rossi Honda, Vineland, Nova Jersey
• Casa Pellas, Esteli, Nicarágua
Organização de comboios de caridade para levar mantimentos e roupas para comunidades carentes em áreas isoladas do país
Inspiração: George Nahas Chevrolet, Wildwood, Flórida
• Toyotoshi, Assunção, Paraguai
Melhorou a qualidade do banco de dados dos clientes e o retorno a eles
Inspiração: Ed Kenley Ford, Layton, Utah
• Autonorte, Tarapoto, Peru
Melhorou o negócio de serviços com campanhas de diagnóstico preventivo
Inspiração: Rickenbaugh Automotive Group, Denver
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo
Distribuidores reclamam de prejuízos e que estão sendo preteridos em negociações expandir a rede por meio de representantes das marcas da FCA
PEDRO KUTNEY, AB