Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Bons ventos sopram no parque eólico da Honda em Xangri-la

Indústria | 25/11/2015 | 19h54

Bons ventos sopram no parque eólico da Honda em Xangri-la

Unidade produz energia suficiente para suprir 100% da demanda de Sumaré

REDAÇÃO AB

A Honda comemora os resultados do primeiro ano após a inauguração de seu primeiro parque eólico no mundo, localizado em Xangri-lá (RS), iniciativa pioneira na indústria automotiva nacional (leia aqui). Neste período, a unidade gerou mais de 60 mil MW, energia suficiente para atender 100% da demanda de energia elétrica de sua fábrica de automóveis em Sumaré (SP) que tem capacidade para produzir 120 mil veículos por ano.

Neste primeiro ano de funcionamento da usina, a energia gerada pelo parque, que consumiu R$ 100 milhões de investimento, reduziu em quase 7,5 mil toneladas a emissão de CO2 ao meio ambiente, volume que representa 30% do total gerado pela fábrica de Sumaré.

“Esse é nosso primeiro parque eólico no mundo tem sido um aprendizado diário. Os resultados do primeiro ciclo foram dentro do esperado, os equipamentos estão funcionando a todo vapor e estamos orgulhosos de ver os nossos automóveis serem produzidos a partir do uso de energia 100% limpa e renovável”, comenta Carlos Eigi, presidente da Honda Energy do Brasil.

Em outubro, o parque eólico registrou seu melhor desempenho desde a inauguração: foram gerados 8.627 MW de energia limpa. O resultado além de atender toda a demanda de energia elétrica da fábrica paulista, que está operando em sua capacidade máxima, gerou energia excedente, que foi vendida para o mercado.

A usina é formada por nove torres com capacidade individual de 3MW e um total de 27 pás de 55 metros e 15 toneladas cada. As torres medem 94 metros de altura, sendo que no ponto mais alto alcança 150 metros, considerado um dos maiores equipamentos de energia eólica do País. É o único do setor automotivo nacional como Certificado de Energia Renovável concedido pela ABEólica, Associação Brasileira de Energia Eólica, e pela Abragel, Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa.



Tags: Honda, fábrica, parque eólico, energia elétrica, Sumaré.

Comentários

  • Zacarias Pagnanelli

    Parabéns pela iniciativa e execução do projeto,Honda pensando no todo.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência