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23/11/2015 | 18h08

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Knorr-Bremse traz simulador de direção de pesados ao Brasil

Equipamento permite escolher modelo de caminhão ou ônibus para treinamento


REDAÇÃO AB

O Grupo Knorr-Bremse por meio de sua marca Sydac traz para o Brasil a linha de simuladores de direção de caminhão e ônibus que tem alto nível de configuração, permitindo escolher desde o modelo do veículo até o tipo do programa de imagem. O simulador, semelhante a uma cabine, permite aos aspirantes ou motoristas em processo de reciclagem experimentar diferentes rotas com características geográficas específicas, incluindo sentido, velocidade e outras variáveis de percurso.

Para o gerente de aftermarket da Knorr-Bremse no Brasil e América Latina, Jefferson Germano, o simulador pode representar economia de combustível ao frotista. “Hoje, o treinamento de condutores da frota é constante. Quando o funcionário ingressa na empresa, essa capacitação tem que ser feita nas ruas. Além da economia com combustível e reparação dos veículos, a linha de simuladores de direção ajuda a disciplinar o condutor que tem um treinamento devido e certificado.”

Os dados do treinamento são todos armazenados no equipamento, desde o histórico da transmissão (troca de marchas) até o número de vezes que o motorista descansa a embreagem. “Com essa tecnologia, o frotista pode ter um maior conhecimento sobre o modo como os seus veículos são conduzidos em percursos específicos. A linha de simuladores ajuda a disciplinar o condutor, que tem um treinamento devido e certificado”

Segundo o diretor geral da Sydac na Austrália, Dermot Dixon, além de medidas governamentais que exigem a obrigatoriedade do uso de simuladores para a concessão de licenças para dirigir, o fator custo, especialmente com combustível e seguro, pode elevar o número de frotistas interessados em simuladores.

“A redução desses gastos são metas importantes aos frotistas que operam num mercado competitivo. A adoção de simuladores para fins de formação e reciclagem de condutores não apenas traz melhorias comprovadas de eficiência de combustível (entre 5% a 10%), como também das taxas de acidentes. Adicionalmente, são registradas melhorias na retenção de atuais motoristas e de profissionais recrutados para substituições daqueles que se aposentam. Por isso, manter um quadro de condutores qualificados é fundamental para que o frotista atenda à crescente demanda dos serviços logísticos", enfatiza Dixon.

De acordo com a empresa, o valor do equipamento considera os parâmetros de configurações requeridas pelo cliente, especialmente quanto aos tipos de movimentações, cabines e programações de rotas. O valor inicial do produto não foi divulgado.

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