Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 23/11/2015 | 17h59

Volkswagen reduz consumo de energia e geração de resíduos em Taubaté

Solução para cabine de pintura gerou economia de R$ 6,5 milhões

REDAÇÃO AB

A Volkswagen destaca ter alcançado economia importante com nova solução implementada na cabine de pintura da fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo. Foi instalado ali novo processo de limpeza do ar que absorve o resíduo de tinta por meio de um filtro de fibra de vidro, dispensando o uso de água ou energia eletroestática. Dessa maneira, as partículas de tinta que não aderem à carroceria ficam retidas nestas mantas e são enviadas ao descarte adequado.

A novidade permitiu economia de R$ 6,5 milhões à fábrica da Volkswagen em Taubaté em um ano. Segundo a companhia, a inovação gerou uma patente no Instituto Brasileiro de Propriedade Industrial (INPI) por reduzir em 73% o impacto ambiental da área em que está instalada e em 40% a geração de resíduos do processo.

O sistema foi desenvolvido por especialistas da área de manutenção e operação da área de pintura da fábrica. São necessários 22 filtros em três camadas de mantas por linha de produção. A manutenção é feita uma vez por dia, aproveitando o momento de limpeza das cabines. “A tecnologia desenvolvida pelos nossos profissionais está se tornando referência para outras unidades do Grupo Volkswagen, uma vez que o novo conceito está em estudo para ser implantado nas cabines de pintura de outras fábricas no exterior”, apontou o diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Aparecido Ruza.



Tags: Volkswagen, pintura, inovação, Taubaté.

Comentários

  • Eduardo Madeira

    Boa noite Sou estudante de Engenharia Civil na Faculdade Anhaguera, e estou fazendo um trabalho de S.G.A. Sistema de Gestão Ambiental e gostei muito do processo que a Volkswagen de pintura que reduz consumo de energia e geração de resíduos ao meio ambiente. Gostaria de saber se tem alguma fase deste processo em relação de economia de energia por parte de luz de led e aproveitamento de calor gerada na cabine de secagem ou isso é passado ?

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência