Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 19/11/2015 | 12h12

Volvo propõe interior dos futuros carros autônomos

Motoristas poderão aproveitar o trajeto de formas diferentes

REDAÇÃO AB

A Volvo mostra no Salão de Los Angeles (de 20 e 29 de novembro na Califórnia) o Concept 26, projeto que prevê como deve ser o interior dos carros autônomos. O nome é alusivo ao tempo médio gasto pelos americanos no trajeto para o trabalho, 26 minutos. A partir de pesquisas, a fabricante sueca também descobriu que os motoristas estão cada vez mais dispostos a delegar ao próprio carro a tarefa de dirigir, cada vez menos prazerosa por causa do tráfego pesado.

Com as informações obtidas a Volvo criou um interior voltado ao melhor aproveitamento desse tempo. “É tudo pensado para as pessoas. Pelas pesquisas soubermos que alguns motoristas vão usar a ida ao trabalho de forma mais criativa a bordo de um carro autônomo; outros vão só sentar, relaxar e assistir a algum vídeo ou ouvir música on-line. A condução autônoma vai tornar isso possível”, afirma o vice-presidente de design de interior da Volvo Cars, Robin Page.

Quando o motorista escolhe passar o comando para o carro, a direção se recolhe, o assento reclina e uma tela ampla surge no painel. Segundo a Volvo, as mudanças abrem novas possibilidades desde o entretenimento à provisão de serviços, usando a tecnologia. "Temos feito esforços para compreender desafios e oportunidades que os carros autônomos trarão nos próximos anos”, recorda o vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento, Peter Martens. Um mês atrás a Volvo revelou a interface que usará em seus carros autônomos, cuja primeira aplicação pública ocorrerá na Suécia em 2017 (veja aqui). Cem carros vão rodar em testes em Gotemburgo, dirigidos por consumidores comuns.

Também para estudar os desdobramentos da autonomia, a fabricante de interiores Faurecia firmou uma parceria com a Universidade de Stanford, na Califórnia. O objetivo é resolver um problema detectado nos testes de veículos autoguiados, a possibilidade de enjoo (veja aqui).



Tags: Volvo, Concept 26, Salão de Los Angeles, carro autônomo, Robin Page, Peter Martens, Faurecia, Universidade de Stanford.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência