Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 18/11/2015 | 19h23

Faurecia estuda design para interior dos carros autônomos

Companhia pesquisa como evitar que ocupantes sintam enjoo no deslocamento

REDAÇÃO AB

A Faurecia é mais uma empresa da cadeia automotiva a concentrar esforços no desenvolvimento do carro autônomo. A empresa firmou parceria com a Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos, e estuda soluções para o design interno destes modelos. Ao contrário do que pode parecer, o objetivo não é simplesmente criar um ambiente agradável, mas resolver um problema já detectado nos testes destes veículos: o enjoo a bordo.

A ideia é criar um interior para os veículos que amenize ou evite que os ocupantes se sintam nauseados. A indústria espera que o comportamento do motorista sofra grande mudança com a chegada dos carros autônomos. Sem precisar ficar com os olhos na estrada, a tendência é que a pessoa aproveite o tempo de deslocamento para ler notícias ou checar os e-mails. A questão é que é comum sentir desconforto e enjoo ao manter os olhos fixos em um ponto estático, como um tablet, enquanto o resto do corpo tem a sensação de movimento com o carro rodando.

Diante disso, a Faurecia trabalha para encontrar soluções para o mal-estar a bordo de veículos autônomos por meio do design interior dos modelos. Outra meta é criar um ambiente confortável, que passe segurança para o condutor que entrega a tarefa de dirigir o veículo. A companhia já concluiu que os motoristas precisarão receber constantemente informações do carro. Assim, eles se manterão atualizados sobre as rotas e condições de tráfego e entenderão o comportamento do automóvel. Ao lado da universidade, a empresa pretende chegar aos primeiros protótipos já nos próximos seis meses.



Tags: Faurecia, design, carro autônomo, interior.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência