Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Latin NCAP divulga ranking de segurança entre as montadoras
Chevrolet Aveo tem um dos piores desempenhos entre todos os testes do Latin NCAP

Segurança | 16/11/2015 | 19h54

Latin NCAP divulga ranking de segurança entre as montadoras

Jeep, Honda, Volkswagen e Seat têm as melhores notas da América Latina

REDAÇÃO AB

O Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos para a América e Caribe, divulga o primeiro ranking de desempenho em segurança entre todas as montadoras que tiveram modelos testados desde que iniciou os crash-tests na região, há cinco anos. No relatório de avaliação de seus cinco anos de atividades, o Latin NCAP destaca que quando começou a avaliar os veículos novos vendidos na América Latina e Caribe o nível de segurança desses modelos estava 20 anos atrás quando comparados com similares vendidos na Europa ou nos Estados Unidos, mas que um maior número de fabricantes estão se comprometendo com o Latin NCAP para melhorar a proteção de seus ocupantes.

Dos veículos avaliados até agora, Jeep Renegade, Honda HR-V, Volkswagen Golf e Seat León ST foram os únicos entre os 62 modelos das 18 marcas participantes que obtiveram as melhores classificações, com a pontuação máxima de cinco estrelas tanto no quesito proteção de adultos quanto no proteção de crianças.

Considerando a média entre as fabricantes, que contam apenas as notas para o quesito de ocupantes adultos, seis delas apresentam quatro ou mais estrelas – Jeep, Seat, Honda, Toyota, Citroën e Volkswagen. Mas vale ressaltar que há diferenças no número de veículos testados por marca, além de casos de testes do mesmo veículo mais de uma vez, mas com intervalos de meses ou até anos, quando este passou a ser equipado com airbags, item que não constava no teste anterior, por exemplo.

O ranking mostra ainda montadoras com baixíssimos índices de segurança, considerando sua nota média, com duas ou menos estrelas, caso da Fiat e da Chevrolet (GM), esta última tendo sido considerada a montadora com a pior performance dado o número de veículos testados e seus resultados alcançados. Ao lado da GM, as marcas de origem chinesa como JAC, Chery e Geely também apresentam os piores resultados, com uma ou nenhuma estrela.

“Nosso novo ranking de segurança divulga que vários fabricantes na região da América Latina trabalham para atingir as cinco estrelas nos testes de batida do Latin NCAP. Outros demonstraram recentes esforços para melhorar o desempenho da segurança, a fim de elevar sua pontuação. Porém, de nossa tabela de posições quanto à segurança é observado, claramente que, dentre os fabricantes mundiais, a marca Chevrolet da General Motors obtém sistematicamente pobres resultados com seu modelo mais popular Aveo, um modelo que ganha zero estrela em nosso atual teste. É simplesmente inaceitável que em 2015 um fabricante como General Motors produza carros zero estrela.”

A partir de 2016 ficará mais difícil atingir a pontuação máxima – ou as cinco estrelas – nos crash-tests do Latin NCAP, uma vez que só alcançarão este resultado veículos equipados com o controle eletrônico de estabilidade (ESC) conforme adoção de novo protocolo de avaliações a partir de janeiro (leia aqui).

Veja abaixo as duas listas: uma com a nota média de cada montadora e outra com todos os modelos testados pelo Latin NCAP:

1. Jeep e Seat: 5.0 estrelas
2. Honda: 4.8 estrelas
3. Toyota: 4.5 estrelas
4. Citroen e Volkswagen: 4.0 estrelas
5. Ford: 3.8 estrelas
6. Hyundai, Peugeot, Renault e Suzuki: 2.3 estrelas
7. Nissan: 2.2 estrelas
8. Fiat: 2.0 estrelas
9. Chevrolet: 1.8 estrelas
10. JAC: 1 estrela.



Tags: Latin NCAP, segurança, ranking, crash-test, Chevrolet, Honda, Jeep, Volkswagen.

Comentários

  • Fernando Cunha

    Disrcordo da maneira que a matéria está sendo apresentada uma vez que os carros da GM que foram avaliados não se encontram mais no portfólio da montadora. Se levarmos em conta apenas os carros que estão em produção a média da montadora vai para 3,7 estrelas, ou seja, praticamente empatada em 5o. lugar com a Ford.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência