Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 10/11/2015 | 08h50

Alcoa quer ir além das rodas e tanques

Empresa mostra viabilidade do alumínio no chassi dos pesados

MÁRIO CURCIO, AB

A Alcoa quer expandir sua fronteira e fornecer mais do que rodas e tanques de alumínio para veículos pesados. A empresa expõe na 20ª Fenatran (até o dia 13 no Anhembi) um protótipo equipado com bem mais do que rodas e tanques de alumínio. O modelo levado ao Salão Internacional do Transporte utiliza chassi, suportes de suspensão e cardã fabricados com o metal.

“Num cavalo mecânico como este a redução de peso é de 1.135 quilos”, afirma o diretor de laminados da Alcoa, Celso Soares. A empresa já demonstrou o potencial da aplicação do alumínio nos chassis e suportes para Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania e Volvo.

O chassi apresentado na Fenatran foi feito em conjunto com a Metalsa e pesa 40% a menos que o equivalente de aço. A parceira Metalsa também vem negociando com fabricantes o fornecimento de um chassi para cavalos mecânicos 6x2 fabricados com aços temperados e travessas de alumínio. O modelo exibido na feira utiliza ainda uma quinta roda de alumínio forjado cujo peso é 45 quilos menor que o de uma peça convencional.

“A mudança resulta em acréscimo de menos de 5% no preço final do caminhão e o retorno do investimento é rápido”, garante o diretor de tecnologia e inovação da Metalsa, Cláudio Crivellaro. Celso Soares, da Alcoa, evitou falar em custo e reforçou a vantagem econômica pela redução de consumo de combustível e pneus.

Para os comerciais do tipo chassi-cabine a Alcoa mostra na Fenatran uma carroceria para carga seca 50% mais leve que a equivalente de aço. No confronto com a caçamba de madeira a diferença sobe para 55%. A carroceria-modelo da Alcoa é feita com perfis extrudados de alumínio.



Tags: Alcoa, alumínio, Fenatran, Celso Soares, Cláudio Crivellaro, MAN Latin America, Volvo, Scania, Mercedes-Benz, Metalsa.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência