Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 05/11/2015 | 16h37

GM lança 2ª geração do MyLink no novo Cobalt

Sistema multimídia agora espelha smartphones via Android Auto ou CarPlay

REDAÇÃO AB

O MyLink, sistema multimídia da General Motors que se conecta ao telefone celular do motorista, estreia sua segunda geração a bordo do novo sedã Cobalt 2016, que chega às concessionárias até o fim deste ano. Lançado inicialmente a bordo do hatch Onix em 2012, atualmente a funcionalidade é oferecida como opcional em toda a linha Chevrolet vendida no País. Segundo a GM, a nova geração do equipamento agora integra o Android Auto, do Google, e o CarPlay, da Apple, para espelhar na tela do painel uma série de aplicativos de smartphones que rodam com um dos dois sistemas operacionais – como programas de navegação, por exemplo.

A segunda geração do MyLink ganhou novo design, novas funcionalidades e a GM garante que o sistema está mais intuitivo, permitindo a operação do telefone celular diretamente na tela da central multimídia, de sete polegadas, sensível ao toque. “Essa integração ocorre de forma mais simples e segura, pois diversas funções podem também ser acionadas por comando de voz, o que ajuda o motorista a manter-se focado no trânsito e com as mãos no volante”, explica William Bertagni, vice-presidente de engenharia da GM.

Entre as funções controladas por voz, o motorista pode ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema de áudio do veículo, obter itinerários, consultar condições de trânsito, fazer buscas de restaurantes e outros pontos de interesse e até mesmo acessar aplicativos, entre eles o WhatsApp e o Skype, de mensagens, e o Spotify, de músicas on-line.

Por conseguir identificar telefones com o sistema operacional iOS e Android, a tela espelha menus com as interfaces próprias de cada um deles. No menu inicial, os ícones podem ser reorganizados com os dedos, ao gosto do usuário. Já as teclas de avançar e retroceder foram deslocadas do visor para o painel externo do aparelho e o botão do volume passa a ser giratório. Várias funções também podem ser comandadas por teclas no volante multifuncional do Cobalt 2016.

Até 10 celulares podem ser emparelhados com sistema Bluetooth, mas somente um pode ser conectado de cada vez. Além de espelhar o smartphone e atender ou fazer chamadas telefônicas, o novo MyLink integra sistema de som com rádio AM/FM e entrada USB e conexão sem fio Bluetooth, para reprodução de músicas, fotos e vídeos. A tela também mostra imagens da câmera de ré, quando o equipamento está instalado.

O aparelho tem ainda um sistema de segurança eletrônico para impedir furtos, pois só funciona no veículo em que foi primeiramente instalado, não pode ser usado em outro automóvel.

Segundo a GM, atualmente o MyLink está presente em mais da metade dos veículos que vende no Brasil.



Tags: GM, General Motors, Chevrolet, MyLink, Cobalt, conectividade, celular, Android Auto, Google, CarPlay, .

Comentários

  • Margareth

    Falar no celular é proibido...falar via painel Mylink será permitido?? Como fica a legislação de trânsito??

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência