O setor de motos teve o pior mês deste ano em outubro, com pouco mais de 89 mil unidades emplacadas e queda de 9,25% em relação a setembro. O acumulado do ano teve pouco mais de 1 milhão de motocicletas licenciadas, resultando em recuo de 12,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários.
O total de motos emplacadas em outubro foi o pior desde fevereiro de 2006. Com 21 dias úteis, o décimo mês de 2015 teve média diária de 4,24 mil motos emplacadas. Os meses recentes exibiram médias diárias próximas a 4,7 mil. A Abraciclo, associação que reúne os fabricantes de motos, revisou recentemente suas projeções para 1,28 milhão de unidades em 2015. Para atingir esse total o setor terá de licenciar 243 mil motos no último bimestre, o que parece improvável.
A Honda, líder do segmento, teve 835,2 mil motos emplacadas no acumulado do ano, registrando queda de 12,5%, semelhante ao desempenho do setor como um todo. A vice-líder Yamaha emplacou 118,7 mil unidades, uma queda expressiva ante igual período do ano passado.
Das marcas com tradição em alta cilindrada, a única que mantém números próximos aos de 2014 é a BMW, que anotou 6,6 mil unidades emplacadas e pequena queda de 2,7% ante os mesmos dez meses de 2014. Harley-Davidson, Kawasaki, Triumph e Ducati recuaram, respectivamente, 10,8%, 16,9%, 13,2% e 16,1%.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo