Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
General Motors assume liderança de vendas em outubro

Mercado | 03/11/2015 | 19h27

General Motors assume liderança de vendas em outubro

Chevrolet Onix e Hyundai HB20 foram os mais vendidos no mês

REDAÇÃO AB

O título da Fiat de marca líder de vendas do mercado brasileiro está ameaçado. Em outubro a empresa foi superada pela General Motors, que subiu para a primeira posição puxada pela boa performance do Chevrolet Onix no mercado nacional. A montadora vendeu 30,3 mil carros no país no período, respondendo por fatia de 16,4% do mercado. Enquanto isso, os licenciamentos da Fiat chegaram a 29,4 mil unidades, o que garantiu à fabricante italiana market share de 15,9% no mês.

-Veja aqui os dados da Fenabrave

Além do Onix, as vendas da GM foram impulsionadas pelo Prisma, que chegou à quinta colocação no ranking nacional, com 6,2 mil emplacamentos. Apesar de ser ultrapassado, o sedã ficou na frente de carros como o Ford Ka e o Fiat Uno. Outro reforço para a performance da marca veio da S10, terceira picape mais vendida do Brasil em outubro, com 2,4 mil unidades, atrás apenas da Fiat Strada e da Volkswagen Saveiro.

A terceira colocação do ranking de vendas foi da Volkswagen, que respondeu por 13,8% do total vendido no mercado interno no mês, com 25,6 mil carros. A segunda surpresa de outubro foi a evolução da Hyundai, que desbancou a Ford e entrou para o grupo das quatro marcas mais vendidas do Brasil. A companhia entregou 16,9 mil veículos e garantiu presença de 9,1% nas vendas.

O compacto da marca, o HB20, foi o segundo carro mais negociado em outubro, atrás do Chevrolet Onix e à frente do Fiat Palio, que caiu para a terceira colocação. O modelo da fabricante coreana teve 9,7 mil emplacamentos. O bom resultado foi puxado por volume expressivo de vendas tanto no varejo quanto nos negócios diretos, aqueles fechados entre a montadora e frotistas, como locadoras de automóveis.

ACUMULADO DO ANO

Apesar de ter perdido a liderança em outubro, a Fiat permanece em primeiro lugar no acumulado dos 10 meses do ano, com 372,1 mil carros. A General Motors ocupa a segunda colocação com diferença de 52 mil unidades.

Em seguida, na terceira posição, aparece a Volkswagen, com 308,8 mil veículos vendidos, seguida pela Ford, com 217 mil emplacamentos. Ao menos no acumulado do ano a marca norte-americana garante vantagem expressiva sobre a Hyundai, que está na quinta colocação com 168,5 mil licenciamentos.

A Renault foi a sexta marca mais vendida do País entre janeiro e outubro, com 148,5 mil carros. O ranking das 10 maiores fica completo com as japonesas Toyota, Honda, Nissan e Mitsubishi, que aparecem em seguida.

Entre os carros, o Fiat Palio garantiu a primeira colocação nos 10 meses do ano, com 100,2 mil emplacamentos. A diferença, no entanto, é pequena na comparação com o Chevrolet Onix, de apenas 1,3 mil unidades, o que aumenta o risco de a situação mudar até o fechamento do ano. O Hyundai HB20 foi o terceiro carro mais vendido, seguido pelo Ford Ka e pelo Volkswagen Gol.



Tags: General Motors, GM, Chevrolet, Fiat, Palio, Onix, Hyundai, HB20.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência