Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Aftermarket | 29/10/2015 | 17h30

Cesvi premia carros com menor custo de reparação

Car Group reconheceu 13 modelos de seis diferentes montadoras

MÁRIO CURCIO, AB

O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) entregou o Prêmio Car Group 2015, que reconhece em 13 categorias diferentes os carros com a melhor relação entre o custo e a facilidade de reparação em caso de impacto.

O modelo com melhor índice geral foi o Volkswagen Cross Up!, com dez pontos, seguido do Up!, com 11. A VW faturou em outras três categorias, duas delas com a picape Saveiro nas versões de cabine simples e dupla e outra com a Space Fox, que se destacou entre as station wagons compactas.

A PSA conquistou quatro troféus com os Citroën C3 Picasso e C4 Picasso, mais os Peugeot 308 e 2008. A obteve dois prêmios, com Jimny e SX4. Outras duas estatuetas foram levadas por Nissan Sentra e Toyota Etios. Em regra, os menores custos de reparação ajudam a reduzir os valores de seguro do automóvel.

Veja abaixo os vencedores de cada categoria:


A pontuação do Car Group leva em conta o tempo necessário para o reparo e o preço dos componentes substituídos após impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a norma Research Council for Automobile Repairs (RCAR), uma associação internacional de centros de pesquisa de seguradoras.

Depois de cada impacto o veículo é levado a uma oficina-modelo onde são estudados os danos e a maior ou menor dificuldade de reparo. Depois de um ano, os veículos que mantiverem as melhores médias passam a compor o ranking de vencedores do prêmio. Quanto menor a nota, melhor o índice de reparabilidade.

Entram no Car Group veículos fabricados no Brasil, Mercosul e importados. Ficam de modelos que saem de linha, esportivos fora-de-série, picapes e utilitários com peso superior a 2,3 mil quilos. A atualização do ranking é feita mensalmente.

Assista ao vídeo do Prêmio Car Group:



Tags: Cesvi, Car Group, Cross Up!, Up!, Saveiro, Space Fox, Citroën, C3, C4, Picasso, Suzuki, Jimny, SX4, Nissan, Sentra, Toyota, Etios.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência