Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen terá de rever império de 12 marcas para superar crise

Negócios | 20/10/2015 | 16h58

Volkswagen terá de rever império de 12 marcas para superar crise

Com despesas de US$ 34 bilhões previstas, grupo deverá mudar estratégia

REDAÇÃO AB

A Volkswagen deverá sair viva da crise na qual se meteu por fraudar o controle de emissões da família EA189 de motores diesel, mas não sem alguns arranhões. Esta é a estimativa de analistas do mercado europeu. O império da companhia alemã poderá diminuir para que ela consiga arcar com os custos do escândalo, estimados em US$ 34 bilhões para os próximos anos.

O Grupo Volkswagen detém 12 marcas, incluindo algumas que permanecem no portfólio mais por tradição e para garantir o gigantismo da empresa do que pela boa performance de mercado. Um consultor declarou à agência Bloomberg que, até então, a montadora equilibrava seus resultados investindo nas marcas com a performance mais fraca parte do lucro gerado pelas vendas da Porsche, por exemplo. Agora essa estratégia terá de ser revista, já que o foco ficará em dar conta dos custos gerados pelo escândalo.

O novo CEO da companhia, Matthias Mueller, já admitiu a intenção de cortar custos e cancelar projetos que não forem essenciais. Estima-se que Bugatti, Lamborghini e Ducati estejam no time das marcas de baixa lucratividade, com a importância concentrada no peso que têm para compor a oferta de veículos premium do grupo. A espanhola Seat é a mais visada na linha de corte, já que tem fechado com prejuízo anual desde 2007. Além disso, seu portfólio se sobrepõe ao da Skoda, que também pertence ao Grupo Volkswagen, mas alcança resultados melhores.

A recém-formada divisão Volkswagen Truck&Bus também podem ser enxugada, segundo indicam especialistas. A Scania e a MAN entrariam justamente agora em período de reestruturação, com a busca de sinergias. O processo ficará mais difícil com os custos gerados pela crise, o que pode tornar a venda de uma das marcas opção interessante.



Tags: Volkswagen, crise, venda, marcas, motor, diesel.

Comentários

  • braz

    Bem curioso estes "incidentes" com as grandes montadoras justamente quando elas montam estrategias para serem a "maior" do mundo. Vejamos primeiramente a GMB nos anos 1990 era a maior empresa do mundo e foi a bancarrota perdendo mercado e sofrendo problema de qualidades ate os dias de hoje - veja o caso do sistema de partida nos EUA. Na sequencia a TOYOTA se arvorou no direito de brigar e ser a maior do mundo no setor e pouco tempo depois deu no que deu comos nos casos dos "tapetes" e agora os infindaveis casos dos "air-bags" que vai corroendo sua capacidade de de resolver os problemas. Agora temos a historia da VW que armou planos de ate 2018 ser a maior do mundo e se enrolou toda com esta historia do software burlador de resultados nos testes veiculares e vai se saber o que mais virá no futuro. .

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência