Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 15/10/2015 | 22h55

Pneu Pirelli é o primeiro a ter selo do Inmetro

Cinturato P1 Plus chega à rede em sete dias com a etiqueta informativa

MÁRIO CURCIO, AB | De Sumaré (SP)

A Pirelli já produz no Brasil o Cinturato P1 Plus, primeiro pneu no País a sair de fábrica com o selo do Inmetro. O lançamento terá 16 medidas diferentes, para aros de 15 a 20 polegadas. As cinco primeiras já começaram a sair das unidades de Campinas (SP) e Feira de Santana (BA).

“Até o fim deste ano serão 200 mil e chegaremos a 1 milhão no primeiro ano”, afirma o diretor de marketing para a América Latina, Marco Maria Tronchetti. O P1 Plus só será vendido no mercado de reposição. Estará na rede Pirelli (2 mil lojas) em uma semana, quando começa a substituir o Phantom.

O novo modelo é um pneu verde. Utiliza sílica na composição, que o torna superior ao antecessor em economia de combustível, aderência em piso molhado e conforto acústico.

As primeiras cinco medidas que chegam às lojas calçam rodas de 15 a 17 polegadas e têm largura entre 195 e 225 milímetros. Um dos segmentos que a Pirelli quer atingir é o chamado “change over”, formado em regra por consumidores jovens que customizam seus carros com rodões e pneus mais largos e de perfil mais baixo que os originais. “É provável que mais de 50% dos compradores do P1 Plus tenham esse perfil”, estima o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, Roberto Falkenstein.

A empresa também está de olho no segmento premium, que cresceu 25% de 2011 para cá, enquanto a frota circulante evoluiu 9% no mesmo período. E carros de alto ou ultra-alto desempenho (como Ferrari, Porsche, BMW M e Mercedes AMG) registraram alta de 13%, também acima do mercado. Por isso o novo Pirelli também terá medidas para atender essas máquinas.

CONTEÚDO E VIGÊNCIA DA NOVA ETIQUETA

O P1 Plus foi o primeiro no Brasil a receber as informações do Inmetro porque a legislação determinou que toda nova família de pneus lançada a partir de abril deste ano deveria trazer o selo. Nela há três grupos de informação. No primeiro a nota é atribuída para resistência ao rolamento. Quanto mais baixa, melhor (porque resulta em economia de combustível). A pontuação vai de A a G.

O outro quesito é para frenagem em piso molhado. Nesse caso, quanto menor o espaço percorrido, melhor. As notas também vão de A a G. O terceiro é o de ruído de passagem (medido fora do carro), com o número de decibéis impresso e também a representação gráfica por uma, duas ou três ondas sonoras.

A partir de outubro de 2016, todo pneu produzido no Brasil ou importado terá de receber o selo do Inmetro. As etapas de introdução no atacado e no varejo darão tempo suficiente até que se esgotem estoques antigos. Em abril de 2018, todo pneu à venda no Brasil terá o selo.

ATÉ 5% DE ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL

O P1 Plus recebeu notas B e C em resistência ao rolamento. Segundo a Pirelli ela é 25% menor que a de um pneu classificado como F e por isso traz economia de combustível de cerca de 5% nessa mesma comparação. Num teste prático, o antecessor (Phantom) percorreu cerca de 20 metros e o P1 Plus, mais de 24 m.

Em frenagem no molhado o lançamento recebeu nota A. Consegue parar em um espaço dez metros menor do que um pneu com a nota E. No ruído de passagem ele atingiu 72 decibéis.

Numa sessão de testes feita no campo de provas da Pirelli, em Sumaré, o que mais chamou a atenção foi o bom desempenho do Cinturato P1 Plus em piso molhado, tanto em frenagens de emergência como na prova de slalom entre cones.

Abaixo, as cinco primeiras medidas do P1 Plus:

- 195/50 15;
- 205/40 17;
- 205/45 17;
- 225/45 17;
- 225/50 17.



Tags: Pirelli, P1 Plus, Inmetro, Roberto Falkenstein, Marco Maria Tronchetti, ruído, frenagem, rolamento.

Comentários

  • Margareth

    Parabéns pela iniciativa!

  • Eliane Ribeiro

    Por se tratar de uma empresa com selo do inmetro, no caso a empresa Pirelli, os pneus fabricados por ela, deveria ter melhor qualidade e sobretudo controle de análise, pois, comprei dois pneus da marca Pirelli a cerca de um mes, e do nada, um dos pneus estourou no lado de dentro do pneu. Procurei a loja para a análise do pneu e fui informada que o pneu estourou por mal uso.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência