Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo Cars lança plataforma CMA para veículos compactos

Engenharia | 15/10/2015 | 20h31

Volvo Cars lança plataforma CMA para veículos compactos

Versão menor da SPA tem primeiro modelo previsto para 2017

REDAÇÃO AB

A Volvo Cars anuncia o lançamento da plataforma para veículos compactos CMA (arquitetura modular compacta, na sigla em inglês), que possibilitará o aumento da variedade de modelos neste segmento, além da participação em novos segmentos de mercado. O primeiro carro a ser produzido sobre a nova plataforma está previsto para ser lançado em 2017.

A arquitetura CMA é uma versão menor da SPA (scalable product architecture) usada no novo XC90, que chegou ao Brasil no mês passado (leia aqui). Seu lançamento indica que no futuro todos os modelos Volvo serão produzidos em apenas duas plataformas, ajustáveis e modulares.

Os dois projetos – SPA e CMA – foram desenvolvidos simultaneamente e representam a estratégia de renovação de produtos a partir da substituição de todos os carros da gama nos próximos quatro anos, visando crescimento das vendas globais anuais projetados para 800 mil unidades. Essa mudança iniciou com o lançamento do XC90 (leia aqui) e segue com o lançamento do inédito sedã de luxo S90, que segundo a montadora, será realizado em breve.

Compartilhando as últimas tecnologias aplicadas pela Volvo entre as arquiteturas SPA e CMA, incluindo motorizações (tanto as convencionais como as variantes híbridas plug-in), sistemas de climatização, entretenimento, transmissão de dados e principalmente segurança, a montadora espera alcançar a meta de não ter vítimas fatais ou feridos graves dentro de seus carros novos em 2020.

“A flexibilidade da CMA dá liberdade aos designers e engenheiros da Volvo, permitindo a eles desenvolver e lançar uma extensa gama de funções novas e atraentes, além de, ao mesmo tempo, aprimorar a dirigibilidade, oferecendo tecnologias de segurança e de conectividade de ponta. Nós desenvolvemos essa nova plataforma com componentes “plug an play”. Isso significa que a nova geração de carros compactos da Volvo será beneficiada com as avançadas tecnologias já disponíveis no XC90”, explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars.

Está prevista ainda o desenvolvimento da eletrificação da CMA, que terá a nova motorização híbrida plug-in Twin Engine.



Tags: Volvo Cars, plataforma, compacto, CMA, SPA, XC90, S90.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência