Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 15/10/2015 | 14h01

Volume de financiamentos de veículos cai 13,2% em nove meses

Pesados continuam exercendo a principal influência negativa, aponta Cetip

REDAÇÃO AB

O número de financiamentos de veículos entre janeiro e setembro deste ano reduziram 13,2%, para 4,03 milhões de unidades, considerando automóveis, comerciais leves, pesados e motocicletas incluindo novos e usados. Em igual período do ano passado este volume era de 4,65 milhões, conforme dados da Cetip, empresa que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base de informações que reúne cadastros das restrições financeiras de veículos como garantia de crédito.

Nos nove meses completos do ano, os financiamentos representaram 41,1% do total das vendas de veículos novos e transferências de usados no Brasil, que somaram 9,8 milhões de unidades no período. Em 2014, a proporção dos financiamentos era de 45,8% das vendas totais. Do total de veículos novos emplacados este ano (1,95 milhão de unidades), 91,7% foram financiados, enquanto em usados (7,85 milhões) a proporção é de 28,5% no acumulado.

A queda total no volume de financiamentos é muito maior nos veículos novos: no acumulado houve retração de 21,8%, para 1,79 milhões de financiados, enquanto o total de usados parcelados caiu 4,9% no mesmo período, para 2,24 milhões de unidades.

O segmento de pesados continua exercendo a maior influência negativa sobre os dados gerais. Os financiamentos de caminhões e ônibus novos diminuíram 50,6% em um ano, para pouco mais de 59 mil unidades. Os usados retraíram 7,6%, para 98,8 mil veículos. No total, somando novos e usados, o tombo é de 30,3%, para 157,8 mil unidades.

Automóveis e comerciais leves novos e usados somaram 3,15 milhões de unidades financiadas em nove meses, 12,8% abaixo do registrado em idêntico intervalo de 2014. Com 1,10 milhão de unidades, os novos apresentaram desempenho negativo de 24,6%, enquanto os usados, com 2,05 milhões, diminuíram 12,8%.

O setor de duas rodas também viu os números baixarem: somando novos e usados, o volume de financiados chegou a 710,6 mil unidades entre janeiro e setembro, queda de 9,8% sobre o volume de iguais meses do ano passado. O número de parcelamento de novas motocicletas recuou 10,8%, para 630,6 mil unidades, e a de usadas, ficou apenas 1,7% abaixo do mesmo volume registrado há um ano, para 79,9 mil.

Das modalidades escolhidas pelo consumidor para financiar os bens, o consórcio apresentou o menor índice de queda no acumulado, 1,3%, com o total de 644,8 mil novos contratos. Embora o CDC seja a modalidade preferida, com mais de 3,26 milhões de veículos financiados, o volume é 14,9% menor que o anotado nos mesmos nove meses de 2014. Já o leasing ficou 20,6% abaixo do apurado há um ano, com 50,9 mil novos contratos.



Tags: Financiamentos, vendas a prazo, parcelamento, Cetip, CDC, consórcio, leasing.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência