Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Toyota faz recall gigante por falha de airbags

Segurança | 13/10/2015 | 11h50

Toyota faz recall gigante por falha de airbags

Montadora chama cerca de 400 mil donos de Hilux, SW4, Corolla e Fielder

REDAÇÃO AB

A possibilidade do rompimento inadequado dos airbags levou a Toyota a comunicar dois recalls distintos. No primeiro ela chama proprietários de Hilux e SW4 fabricados entre janeiro de 2006 e outubro de 2011 e de Corolla feitos entre outubro de 2007 e dezembro de 2011. A convocação abrange 384.596 unidades.

A montadora percebeu que pode haver a dispersão de fragmentos de metal da carcaça do deflagrador juntamente com a bolsa durante o disparo. Isso resulta em risco de danos materiais e lesões graves ao motorista e passageiros do veículo em caso de colisão com disparo de airbags. A partir de 19 de outubro de 2015 a Toyota substituirá o deflagrador do airbag do motorista desses carros.

A segunda campanha foi motivada por falha semelhante, mas no airbag do passageiro. Também traz risco de dispersão de fragmentos de metal da carcaça do deflagrador juntamente com a bolsa em caso de disparo do airbag. Este segundo chamado envolve o sedã Corolla e a perua Fielder, em um total de 40.045 unidades. Esses veículos foram montados, conforme o modelo e versão, entre abril de 2007 e fevereiro de 2008.

O atendimento dos chamados será feito em duas etapas. A primeira começa terça-feira, 13 de outubro de 2015, para a desativação do airbag do passageiro e fixação de etiqueta adesiva no painel do veículo para lembrar o consumidor sobre a desativação temporária do airbag. A segunda fase começa em 23 de novembro para troca do deflagrador, reativação do airbag do passageiro e remoção da etiqueta de alerta.

Para confirmar o envolvimento em uma ou ambas as campanhas (caso de alguns Corolla) e agendar o atendimento do veículo, os proprietários devem entrar em contato com a rede de concessionárias Toyota. Os endereços e telefones estão disponíveis no site www.toyota.com.br.

Abaixo, a campanha relativa aos airbags do motorista:


A seguir, o chamado relacionado aos airbags do passageiro:



Tags: Toyota, airbags, Corolla, Fielder, Hilux, SW4, deflagrador.

Comentários

  • Vinicius Locatelli

    Mais de um mês sem AirBag no passageiro por causa de erro da montadora? Se alguém acidentar-se entre 13 de outubro e 23 de novembro, prevejo um problema para esta montadora.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência