Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 05/10/2015 | 19h00

VW prepara novos Gol, Voyage e Saveiro

Produção começa em janeiro. Modelos terão plataforma MQB em 2018

PEDRO KUTNEY, AB

Fornecedores da Volkswagen já têm encomendas de componentes para versões renovadas do Gol, Voyage e Saveiro, segundo informações obtidas por Automotive Business. Os modelos passam por trabalho de reengenharia e reestilização para entrar em produção em janeiro próximo e chegar ao mercado nos meses seguintes, possivelmente até o fim do primeiro trimestre. Neste momento, todos continuarão a ser fabricados sobre a plataforma PQ24, mas de acordo com fontes existem planos de aplicar para a próxima nova geração da família brasileira de compactos da marca a base modular MQB, sobre a qual podem ser construídos 43 modelos do Grupo VW, entre eles Golf e Jetta ou Audi A3 e A4. Essa grande mudança, contudo, está programa para mais alguns anos adiante, entre 2018 e 2019.

Os compactos em processo de renovação continuarão a ser produzidos na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo, caso do Gol e Saveiro, e Taubaté (SP), que também faz o Gol e seu derivado sedã Voyage. O design da família foi alterado pela última vez em 2012, quando a Volkswagen lançou novos Gol e Voyage, e cerca de um ano depois foi apresentada a Saveiro reestilizada, que ganhou nova versão com cabine dupla em 2014.

O trabalho da engenharia da Volkswagen deve trazer ao mercado a sexta geração do Gol, ainda que sobre a mesma plataforma com diversas alterações, conforme já estava nos planos da Volkswagen. Mas o certo é que o modelo precisa disso mais do que nunca, pois ficou envelhecido e ultrapassado diante dos concorrentes. Este ano o Gol perdeu o posto de líder de vendas no Brasil, lugar que manteve por mais de duas décadas. Pior ainda, depois de dezembro de 2014 o desempenho carro entrou em uma ladeira de mercado que parece não ter fim.

PERDA DE MERCADO

Em setembro passado o Gol sequer figurou entre os dez mais vendidos do País, desceu para a 11ª posição entre os automóveis, ou 12ª quando se colocam os comerciais leves na conta. O ex-campeão da Volkswagen ficou atrás de modelos que antes vendiam menos da metade, como Hyundai HB20, Ford Ka e Renault Sandero, e mesmo de outros em patamar superior de preço, como Toyota Corolla e os novatos Honda HR-V e Jeep Renegade. No resultado acumulado de janeiro a setembro o Gol ainda mantém a sexta colocação no ranking de veículos leves, menos de 50 unidades à frente do Fox e atrás de Fiat Palio, Chevrolet Onix, Fiat Strada, Hyundai HB20 e Ford Ka.

Voyage e Saveiro não estão em situação melhor. Em setembro o sedã derivado do Gol ficou na 17ª posição do ranking de automóveis, quase empatado com o Toyota Etios e atrás de Hyundai HB20S (15º) e Honda Fit (16º). Até o também envelhecido Fiat Siena fica à frente, em 13º. No acumulado do ano o Voyage está em 16º lugar, atrás de todos os seus maiores concorrentes.

A Saveiro, com renovações mais recentes, vem conseguindo manter-se na segunda colocação entre as picapes mais vendidas do País, mas com vendas mais de 40% menores do que sua maior rival, a Fiat Strada, que vende mais até do que muitos automóveis – incluindo Gol e Voyage. Portanto, a renovação também chega em boa hora.

A chegada ao mercado nacional de concorrentes mais atraentes, seja pelo preço ou inovações tecnológicas e de design, custou caro à Volkswagen no Brasil, que desde 2014 perdeu para a General Motors a posição de vice-líder do mercado e este ano vem se mantendo com participação na casa do 15%, o porcentual mais baixo de sua história de 60 anos no País.

ROTEIRO DE ATUALIZAÇÃO

A Volkswagen não esconde as linhas gerais de seu plano de atualização de produtos no País, que tem três fases. A primeira começou em 2007, com a renovação geral do portfólio – daí nasceu a mais recente geração do Gol, a quinta, lançada no meio de 2008. Em princípio deu certo e as vendas da marca, principalmente de automóveis, cresceram consideravelmente entre 2008 e 2010.

Em 2011 foi iniciada a segunda fase do plano, fazendo a conexão tecnológica da matriz alemã com todos os veículos da marca produzidos no Brasil, o que incluiu, por exemplo, a adoção aqui com adaptações locais da arquitetura eletroeletrônica global usada em todo o mundo por carros do Grupo VW. Essa parte parece não ter funcionado tão bem, pois elevou preços e desde então as vendas vêm caindo.

A terceira fase está prometida para o período 2015-2018, com a chegada ao Brasil da plataforma multiveículo MQB. Ela entrou em produção no País há um mês com a fabricação da sétima geração do Golf em São José dos Pinhais (PR) – em linha também compartilhada com a Audi para fazer o A3 Sedan e o Q3 a partir do ano que vem. Modelos mais populares da linha brasileira da Volkswagen vão esperar mais alguns anos para adotar a mesma tecnologia.



Tags: Volkswagen, Gol, Voyage, Saveiro, lançamento, renovação, PQ24, MQB.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência