Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo chega a 300 mil veículos na fábrica de Curitiba
Caminhão FH de 540 cavalos respondeu pela marca histórica

Indústria | 05/10/2015 | 15h50

Volvo chega a 300 mil veículos na fábrica de Curitiba

Unidade foi inaugurada em 1979, produzindo chassis para ônibus

REDAÇÃO AB

A Volvo alcançou a marca de 300 mil veículos fabricados no Brasil. A empresa produz caminhões e chassis de ônibus em Curitiba (PR). A 300.000ª unidade foi um caminhão extrapesado FH 4x2, com motor de 540 cavalos e cabine alta.

A fábrica paranaense começou a funcionar em 1979, quando montou um chassi de ônibus B58. Um ano depois teve início a produção de caminhões com o modelo N10, de 260 cv. Recentemente, a unidade paranaense recebeu investimentos.

A empresa modernizou a linha de produção de caminhões para poder lançar a nova geração de veículos e também automatizou e inovou as linhas de pintura e solda da área de cabines. Os investimentos resultaram em aumento da capacidade de produção e em ganhos ambientais.

A Volvo do Brasil foi inovadora no segmento de ônibus. A fábrica curitibana e a prefeitura local criaram o modelo biarticulado, que contribuiu para o desenvolvimento dos sistemas de transporte público urbano chamados BRTs (Bus Rapid Transit).

“O conceito de alta capacidade de passageiros e os benefícios que isso representa foi introduzido pela Volvo”, recorda o presidente da Volvo Bus Latin America, Luís Carlos Pimenta.

O complexo industrial de Curitiba tem cinco unidades, uma de caminhões pesados e semipesados, uma de chassis de ônibus urbanos e rodoviários, uma terceira de motores a diesel, outra de cabines de caminhão e ainda uma de caixas de câmbio eletrônicas.



Tags: Volvo, Curitiba, 300 mil, FH 4x2, ônibus, biarticulados, BTR.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência