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EcoSport 1.6 recebe opção automática
Automáticos 1.6 têm 131 cv e custam entre R$ 68.690 e R$ 80,3 mil

Lançamentos | 02/10/2015 | 00h16

EcoSport 1.6 recebe opção automática

Ford calibrou preços da novidade para enfrentar o Jeep Renegade

MÁRIO CURCIO, AB | De Bento Golçalves (RS)

O aumento da concorrência levou a Ford a mudar a linha EcoSport 2016. O carro tem agora opção de câmbio automático Powershift de seis marchas combinada a um motor 1.6 com até 131 cavalos. Antes dele, a caixa automática só era disponível na versão 2.0.

A novidade está chegando à rede com preços apontados para o Jeep Renegade. O valor inicial cobrado pelo 1.6 SE Direct é de R$ 68.690, o mesmo de um Renegade de entrada com câmbio manual. O novo conjunto motor-câmbio do Ford está disponível em quatro opções. A mais completa, FreeStyle Plus, chega a R$ 80,3 mil, quase R$ 5 mil a menos que um Renegade automático com nível semelhante de equipamentos.

O restante da linha EcoSport teve preços reduzidos por volta de 3%. “O que fizemos foi basicamente alinhar a tabela com os valores que a rede vinha praticando”, afirma o gerente de marketing da Ford, Oswaldo Ramos.

O motor 1.6 adotado na nova opção é o mesmo que equipa Fiesta e Focus. Faz parte da família Sigma e tem como principal diferença daquele utilizado no EcoSport manual (com até 115 cv) o duplo comando variável para as válvulas de admissão e escape. Ambos são feitos em Taubaté (SP).

A transmissão Powershift vem do México. Com as novas versões, essa caixa deve tomar mais de 50% das vendas do EcoSport. “Até então a venda dos EcoSport automáticos estava em 30% a 40%”, estima a supervisora de produto Ana Salles.

“Na faixa de R$ 75 mil a R$ 80 mil, somente 4% dos carros vendidos têm câmbio manual”, diz Ramos. Com o novo conjunto motor-câmbio, o EcoSport 1.6 automático recebe também o sistema de partida a frio fornecido pela Bosch, que pré-aquece o combustível e dispensa o tanquinho de gasolina.


Desenho do EcoSport permanece igual, assim como interior. Câmbio automático sequencial tem seis marchas e está acoplado ao mesmo 1.6 de 131 cavalos utilizado no Fiesta e no Focus

Entre os equipamentos de série do lançamento há piloto automático, controles eletrônicos de tração e estabilidade, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, central multimídia Sync com Applink, comando de voz, controles de áudio e de telefone no volante desde a versão SE Direct, a automática mais em conta. Por custar menos de R$ 70 mil, ela substitui a 2.0 SE Direct como opção aos portadores de necessidades especiais e frotistas. A 2.0 FreeStyle também sai de linha.

SEGMENTO CONCORRIDO

A participação dos utilitários esportivos compactos no País saltou de 4,4% para 9,7% entre outubro de 2014 e agosto de 2015. Desde o início do ano o EcoSport recebeu como novos concorrentes nacionais o Honda HR-V (atual líder do segmento), o Jeep Renegade (quarto colocado) e o Peugeot 2008 (décimo quinto). Além disso, o Renault Duster (terceiro) manteve preços competitivos e está na cola do EcoSport. O Ford conta no acumulado até setembro 26,3 mil unidades emplacadas, vantagem de menos de 700 carros sobre o Renault.

Mas os concorrentes que mais preocupam a Ford são da Honda e da Jeep. “O HR-V chegou com preço mais baixo do que imaginávamos”, afirma o gerente de marketing Oswaldo Ramos. A atenção dada ao Renegade ficou evidente no posicionamento de preço das novas opções automáticas. Nos meses mais recentes o Jeep foi o segundo mais vendido (atrás apenas do HR-V) e no acumulado do ano já é o quarto mais emplacado, com 5,1 mil carros a menos que o terceiro colocado. Até o fim do ano estará fungando no cangote de EcoSport e Duster.

DESEMPENHO ACEITÁVEL

A nova opção 1.6 automática ficou boa mesmo em uso urbano e tráfego carregado, situações em que o 2.0 de 147 cavalos não faz tanta falta. Em estradas com trânsito livre ele também vai bem.

Em trechos de serra, porém, é preciso passar o câmbio para a posição Sport e fazer as mudanças no modo sequencial, pelo botão na alavanca. Se o motorista tiver preguiça e mantiver a transmissão em Drive em trechos sinuosos, o câmbio ficará fazendo reduções exageradas e levando o motor acima de 4 mil giros sem necessidade sempre que o motorista pisar um pouco mais fundo no pedal direito.

Segundo a Ford, o novo 1.6 automático acelera de zero a 100 km/h em 11,8 segundos, um tempo mais baixo que o obtido por Renegade 1.8 e Duster 2.0 automáticos. De acordo com o programa de etiquetagem veicular, o novo EcoSport obteve letra A. Na cidade ele percorreu 7,2 km/l com etanol e 8,3 km/l com gasolina. Na estrada rodou 10,2 km/l com o derivado de cana e 12,1 km/l usando o combustível fóssil.

Veja abaixo os preços da linha EcoSport 2016:
1.6 SE manual – R$ 65,9 mil;
1.6 SE Direct aut. – R$ 68.690 (novo);
1.6 SE aut. – R$ 71,9 mil (novo);
1.6 FreeStyle manual – R$ 71,9 mil;
1.6 FreeStyle aut. – R$ 76,9 mil (novo);
1.6 FreeStyle Plus aut. – R$ 80,3 mil (novo);
2.0 4WD – R$ 82,5 mil;
2.0 Titanium aut. – R$ 85,9 mil.



Tags: Ford, EcoSport, Jeep, Renegade, Honda, HR-V, Renault, Duster, Peugeot, 2008.

Comentários

  • Gian

    Carrinho cansado ... Renegade esmaga !!!! ...

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