Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Carreira | 30/09/2015 | 22h00

Müller troca o chefe de comunicação do Grupo Volkswagen

Hans-Gerd Bode vem da Porsche, assume o lugar de Stephan Grühsem, ex-Audi

REDAÇÃO AB

Menos de uma semana após assumir o comando do Grupo Volkwagen em meio ao escândalo da fraude de emissões em automóveis diesel de várias marcas da companhia, Matthias Müller (leia aqui) começou a mudar as peças em seu entorno para fazer frente à dura crise de terá de enfrentar. O início das trocas foi justamente pela liderança do departamento de terá de comunicar ao mercado e público em geral os próximos passos da empresa. Müller trouxe da Porsche, de onde veio, Hans-Gerd Bode para ser o novo chefe de comunicação e relação com investidores do grupo, ocupando o lugar de Stephan Grühsem, que em 2007 veio da Audi junto com seu ex-chefe Martin Winterkorn, que renunciou semana passada pressionado pelos acontecimentos.

Segundo comunicado divulgado pela Volkswagen, Grühsem, 53 anos, “deixa a companhia após acordo amigável”. O executivo chegou à empresa em 1999 e passou por diversas funções na comunicação. Em 2002 foi transferido para a Audi como chefe de comunicação da marca em Ingolstadt e, em 2007, a convite de Winterkorn voltou a Wolfsburg, sede da Volkswagen, para chefiar o departamento de comunicação, relações externas e com investidores do grupo. Agora sai quase junto com o ex-CEO.

Bode faz o caminho inverso, vem da comunicação da Porsche junto com o atual CEO. O executivo estudou língua alemã e geografia. Em sua carreira passou pelos departamentos de assessoria de diversas montadoras na Alemanha, como Mitsubishi e Opel. Em 1996 foi contratado pela Mercedes-Benz e em 1999 entrou no Grupo Volkswagen como responsável pela comunicação de marcas e produtos – exatamente no mesmo ano em que Grühsem começou a trabalhar na VW. Bode mudou-se para Stuttgart em 2008 e em 2010 foi nomeado chefe de relações públicas e imprensa da Porsche.

Quando Winterkorn assumiu o comando do Grupo VW, em 2007, executivos da Audi ganharam força na cúpula da companhia. Agora parece ser a vez de a Porsche traçar a mesma rota.



Tags: Grupo Volkswagen, VW, carreira, Hans-Gerd Bode, Stephan Grühsem, Comunicação, relação com investidores.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência