Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Investimento em mobile é decisivo para o sucesso na internet
Bruna Terra: 45% das buscas no Google são realizadas via mobile e tendência é de crescimento

Marketing | 28/09/2015 | 12h26

Investimento em mobile é decisivo para o sucesso na internet

Google: 15 milhões consumidores procuram carro on-line mensalmente

GIOVANNA RIATO, AB

O setor automotivo precisa dar mais atenção às interações com o consumidor que acessam a internet via mobile, por smartphone ou tablet. O recado é de Bruna Terra, analista sênior para a indústria do Google Brasil, que fez palestra no III Fórum de Marketing Automotivo, realizado por Automotive Business na segunda-feira, 28. Ela garante que o uso de celulares para buscar informações têm crescido em ritmo acelerado. Ainda assim este meio só recebe 2% das verbas que as empresas investem em publicidade no País.

Segundo a especialista, em 2012 apenas 2% das buscas no Google eram realizadas via mobile. Este número saltou para 45% este ano e a tendência é de crescimento. “No YouTube, 60% dos vídeos são vistos do celular”, conta. A empresa aponta que 15 milhões de brasileiros interessados em comprar carros navegam mensalmente em sites automotivos. Bruna assegura que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o acesso pelo smartphone é feito por consumidores de várias idades e faixas de renda. A empresa aponta que 38% do uso é de indivíduos das classes C, D e E.

Segundo a analista, esses consumidores entram na internet via mobile não apenas para checar redes sociais e trocar mensagens. Cerca de 72% dos acessoas atendem a outras necessidades, como fazer operações bancárias, usar aplicativos para serviços como táxi ou comida delivery e dispositivos de localização e GPS, como Waze ou Google Maps.

Para atender a esses clientes, Bruna enfatiza que as empresas precisam investir na atualização dos seus sites. “O mobile muda muito rápido. Se o site foi atualizado há dois anos ele já está ultrapassado”, aponta. Segundo ela, as companhias precisam oferecer a melhor experiência possível, proporcionando acesso fácil às informações, que devem ser efetivas e resolver qualquer dúvida ou dificuldade. Depois de criar o melhor site possível, a próxima etapa é investir em um aplicativo. “Ele precisa trazer funcionalidades e benefício aos clientes, senão será deletado rapidamente”, alerta.

Na indústria automotiva, Bruna estima que o acesso mobile é responsável por grande transformação no processo de compra. Segundo ela, 85% dos consumidores pesquisam sobre o veículo que pretendem comprar antes de ir a uma concessionária, em média 40% do tempo desta pesquisa é gasto via mobile e 41% dos clientes já chegam na revenda decididos sobre a aquisição, interessados apenas no test drive e na negociação de preço e financiamento.

Bruna destaca que 52% das pessoas usam celular para comparar opções de carros, lendo avaliações e analisando preços. O levantamento do Google indica que 44% dos consumidores mudam de opinião ao longo desse processo e acabam comprando um carro diferente do que queriam inicialmente.

O cenário traz desafios. Se em 2013 o cliente fazia em média quatro visitas às concessionárias antes de adquirir um automóvel, este ano o número caiu para 2,6 visitas. “É essencial preparar força de vendas para isso”, determina. Além de estar mais bem informado, o consumidor também checa as informações via mobile enquanto está na loja, conferindo o que o vendedor diz.



Tags: Google, marketing, internet, mobile, III Fórum de Marketing Automotivo.

Comentários

  • Luiz Lopes

    Prezados, Participei ontem do Seminário e gostaria de parabenizá-los pela qualidade e bom nível de informações apresentadas e compartilhadas. Entrei no endereço de internet citado no material distribuído por vocês para ter acesso as apresentações, mas não deu erro na página. Gostaria de solicitar que vocês façam o envio no meu endereço de email. Atenciosamente, Luiz Lopes.

  • Laura Santos

    excelente!!!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência