A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) volta a oferecer mestrado profissional em engenharia automotiva. O curso, que já foi oferecido entre os anos 2000 e 2010, retorna com novidades: o foco agora está em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Com isso a instituição quer atender a necessidade do Inovar-Auto de aumentar esforços nesta área.
O regime automotivo também poderá servir como fonte de financiamento para a pesquisa do curso. Para entrar no processo seletivo, o candidato precisa ser formado em engenharia e atuar no setor automotivo. Será necessário propor um projeto de pesquisa patrocinado pela empresa em que o profissional trabalha. A ideia é que a pesquisa possa ser contemplada pelas regras do Inovar-Auto, que estimula investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, incluindo a etapa da pesquisa, a execução do projeta e a capacitação dos profissionais envolvidos.
No novo formato o curso teve o número de disciplinas reduzido de 10 para seis. Com isso, ficará maior a cargo horária dedicada ao projeto. “A proposta é que o aluno realize pesquisa que resulte em solução para um desafio tecnológico ou problema real de sua empresa, contribuindo para o aumento de conhecimento e competitividade da organização”, aponta o professor Ronaldo de Breyne Salvagni, coordenador do mestrado. Segundo ele, com este formato o orientador passa a ter também o papel de consultor para o desafio que o profissional enfrenta na empresa.
O curso pretende capacitar pessoas para fomentar e liderar os processos de desenvolvimento tecnológico e inovação no setor automotivo. As inscrições para a turma 2016 vão de 13 de outubro a 13 de novembro deste ano. O início do curso está previsto para fevereiro de 2016. Mais informações com Monica Guerra, pelo telefone (11) 3817-5488 e pelo e-mail mpauto@usp.br.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo
Com investimentos de R$ 20 milhões só este ano, CTR conquista certificação internacional, aumenta laboratório estrutural e prepara nova pista de testes dinâmicos
PEDRO KUTNEY, AB