Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 22/09/2015 | 17h11

Knorr-Bremse completa 10 anos de remanufatura no Brasil

Fabricante de sistemas de freio contabiliza 250 mil peças reformadas no período

REDAÇÃO AB

Há dez anos, a Knorr-Bremse iniciava a implantação do seu processo de remanufatura no Brasil: a fabricante de sistemas de freio para veículos comerciais e ferroviários atinge 250 mil peças remanufaturadas no período, com crescimento médio de 30% ao ano. Com capacidade atual para processar 3,5 mil peças por mês em sua unidade localizada em Itupeva (SP), onde está desde 2013 (leia aqui), a empresa recuperou cerca de 700 toneladas de matéria-prima em uma década, entre alumínio e ferro.

“Implantamos a remanufatura no mercado brasileiro como uma grande iniciativa de recuperação de peças usadas, motivados por uma tendência de sustentabilidade mundial. Iniciamos com compressores. Ao longo dos anos, incluímos no processo os freios a disco, válvulas, acionamentos e servo embreagens. No primeiro semestre de 2015, a empresa passou a remanufaturar cilindros combinados (piggyback). Ainda neste ano será lançado o caliper de freio a disco SN5 para aplicações de sete a dez toneladas em veículos comerciais, que também será mais uma excelente opção de peça remanufatura para o usuário. A Knorr-Bremse continuará investindo em infraestrutura e tecnologia, visando a expansão do processo de remanufatura com padrão de qualidade global”, explica Pedro Orlando, gerente de engenharia da Knorr-Bremse.

A remanufatura promove ainda a oferta de produtos com procedência e com preços mais baixos do que as peças novas. “A remanufatura de produtos é um processo realizado 100% dentro das nossas instalações. As peças usadas que chegam à fábrica passam por um criterioso processo de restauração, o qual inclui a desmontagem de todos os itens do componente, inspeção e lavagem das partes. Substituímos os itens não mais utilizáveis por outros novos, considerando todas as atualizações tecnológicas. O processo é finalizado com a montagem da peça e testes finais de qualidade. O produto sai da fábrica Knorr-Bremse certificado com a mesma garantia de um item novo”, afirma Jefferson Germano, gerente de aftermarket para o Brasil e América Latina.

Para o executivo, a economia de recursos é um dos grandes benefícios do processo. “Durante todo o processo, os resíduos têm um descarte correto por meio de práticas em conformidade com as leis ambientais. Em dez anos, a Knorr-Bremse recuperou aproximadamente 700 toneladas de matérias primas: isto equivale a cerca de 30 caminhões pesados com carga máxima de 23 toneladas cada, numa fila de mais de 400 metros”.

Para sustentar o processo, a empresa conta com um programa de logística reversa, no qual o consumidor compra o produto remanufaturado a base de troca com a peça usada. Para fortalecer as ações nesse mercado, a Knorr-Bremse firmou parceria com a ANRAP - Associação Nacional de Remanufaturadores de Autopeças - instituição sem fins lucrativos, fundada há 20 anos. De acordo com a entidade, o setor de produtos remanufaturados cresceu 15%em 2014: “Acreditamos na importância de um trabalho conjunto para disseminar o conceito e os benefícios dos produtos remanufaturados no mercado, tanto para uma manutenção mais segura dos veículos como para a preservação ambiental”, finaliza Germano.



Tags: Knorr-Bremse, remanufatura, sistemas de freio.

Comentários

  • ROberto Marchesoni

    Tenho buscado contato com os departamentos de marketing e compras desta empresa, mas não consigo. Alguém pode ajudar, agradeço.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência