Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo XC90 chega ao Brasil a partir de R$ 319 mil

Lançamentos | 15/09/2015 | 19h02

Volvo XC90 chega ao Brasil a partir de R$ 319 mil

Em duas versões, Momentum e Inscription, preço vai até R$ 363 mil

REDAÇÃO AB

Conforme prometido para este mês, a Volvo lança no Brasil o SUV XC90, que por aqui já teve pré-venda e até recall (leia aqui). Como a própria Volvo define, é o modelo mais inovador e seguro já produzido pela marca sueca, que chega nas versões Momentum, por R$ 319 mil, e Inscription, por R$ 363 mil.

“O lançamento do XC90 no Brasil representa ‘um novo começo’, campanha global posicionando a Volvo como uma empresa genuinamente sueca e independente, líder em segurança no segmento de luxo”, diz Luis Rezende, presidente da Volvo Cars no Brasil. “Trata-se de um veículo eficiente, lindo, imponente, espaçoso, que atende o consumidor atento a padrões de luxo e modernidade”, completa o executivo.

Após três anos de desenvolvimento e parte de um programa de investimento de US$ 11 bilhões, o SUV de luxo inaugura um novo conceito de design da marca. A força vem do novo motor T6 Drive-E 2.0, de quatro cilindros, turbinado com 320 cv de potência.

Na dianteira estão as principais mudanças visuais do modelo: totalmente nova, traz o logotipo da marca alinhado com o friso diagonal. Completam as mudanças o novo conjunto ótico dianteiro, com luzes em formato de ‘T’. Interiormente, o destaque é a tela sensível ao toque de 9 polegadas no centro do painel que reúne todos os comandos no mesmo lugar. Baseado sobre a nova plataforma SPA (Scalable Product Architecture), para os modelos médios e grandes, o XC90 comporta sete pessoas.

Uma das principais novidades é o pacote de equipamentos de segurança. O carro vem com o assistente de condução, tecnologia semiautônoma para auxílio ao motorista: sensores e câmeras monitoram as faixas das vias e o veículo à frente no trânsito. O sistema comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante em curvas leves, em velocidades de até 50 km/h. Acima dessa velocidade, o sistema torna-se um controle de cruzeiro adaptativo, que mantém distância ajustada do veículo à frente com assistência automática de freio e acelerador.

“Com o XC90 a Volvo dá os primeiros passos para a introdução de sistemas semiautônomos de condução. Uma nova função que permite seguir o carro à frente no trânsito proporciona uma experiência radicalmente simples e segura no trânsito”, explica Lex Kerssemarkes, vice-presidente sênior de produto, estratégia e linha de produtos da Volvo Cars.

O modelo também inclui o sistema de alerta de mudança de faixa, que aplica força ao volante se o carro estiver saindo da faixa intencionalmente, enquanto o sistema de alerta ao motorista detecta e avisa o condutor desatento. O modelo também aciona o freio automaticamente caso o motorista tente virar à frente de outro veículo que venha em sentido contrário, situação comum em cruzamentos e estradas. Os freios também agirão de forma automática ao detectar um potencial choque, para evitar a colisão ou minimizar as consequências da batida.

O design dos bancos também foi pensado como elementos de prevenção e redução dos impactos aos ocupantes: eles possuem o sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (WHIPS) com dispositivo pré-batida, que previne ferimentos no pescoço.

A lista de equipamentos de conforto inclui o assistente de estacionamento, que manobra o carro automaticamente em vagas perpendiculares e paralelas, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, e faróis principais e de neblina de LED. O motorista também pode escolher seu modo de condução: Confort, Eco, Dynamic e Off Road, por meio de um seletor no console central. Cada uma oferece um ajuste específico para motor, transmissão, direção, economia de combustível e até mesmo o layout do painel. Na versão Momentum, o utilitário é equipado com rodas de 19 polegadas.

Na Inscription, além de todos os itens da versão Momentum, acrescenta sistema de áudio com 19 alto-falantes e o sistema de suspensão por bolsas de ar Chassi Four-C, que habilita o motorista a ajustar, nos modos de condução, a altura mais adequada de rodagem, de acordo com o piso. A altura da carroceria também pode ser ajustada para funções específicas, como a de carga do porta-malas.



Tags: Volvo, XC90, SUV, lançamento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência