Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 15/09/2015 | 15h10

Vendas de veículos financiados recuam 11,6% até agosto, aponta Cetip

Compras a prazo de novos e usados acompanham ritmo lento do mercado

REDAÇÃO AB

O volume de veículos financiados entre janeiro e agosto deste ano diminuiu 11,6% na comparação com iguais meses do ano passado, ao atingir 3,61 milhões de unidades novas e usadas, considerando automóveis, comerciais leves, pesados e motocicletas. Os dados são da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), banco de dados que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o País.

Os dados comprovam a redução das vendas a prazo tanto para veículos novos quanto para usados: no caso dos modelos zero-quilômetro, incluindo todos os segmentos, as vendas financiadas tiveram queda de 20,2% no comparativo anual, de 2,02 milhões para 1,61 milhão no acumulado, enquanto usados diminuíram em menor proporção, 3,2%, de 2,06 milhões para 1,99 milhão de unidades.

Isolando os resultados de agosto, observa-se o mesmo movimento: os financiamentos de usados mantiveram desempenho melhor com relação aos novos. Foram financiadas 243,6 mil unidades usadas no período, queda de 9,8% contra mesmo mês de 2014. Já as vendas a crédito de novos somaram pouco mais de 190 mil unidades, 22% inferior ao registrado há um ano.

“A piora nos indicadores de emprego e renda em 2015, aliado ao baixo nível de confiança dos consumidores e empresários, está impactando negativamente o mercado de financiamentos de veículos”, afirma Marcus Lavorato, gerente de relações institucionais da Cetip.

Por segmentos, os automóveis novos apresentaram retração de 22,7% no acumulado, para 990,3 mil unidades, enquanto os financiamentos de usados recuaram apenas 3%, 1,83 milhão. Já para pesados, os financiamentos de novos caíram pela metade, 50,2%, para 52,1 mil, e usados, com retração de 6,2%, para 87,8 mil caminhões e ônibus.

No segmento de duas rodas, enquanto o financiamento de novas motocicletas cai 9,5% no acumulado de oito meses do ano, para 567,2 mil unidades, a de usadas verificou leve queda de 0,2%, para 71,2 mil.

A modalidade preferida dos consumidores para o financiar veículos continua sendo o CDC, crédito direto ao consumidor, com 80,9% de participação nas vendas fechadas até agosto, com 2,95 milhões de veículos adquiridos por esta modalidade. O consórcio representa a segunda maior forma de compra a prazo, com 15,6% das vendas no acumulado ou 576,3 mil. Leasing aparece com 1,6% das preferências, com 45,2 mil unidades. Os dados consideram todas as categorias de veículos.



Tags: Financiamentos, vendas, Cetip, consórcio, CDC.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência