Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Toyota Hilux conquista 5 estrelas no Latin NCAP

Segurança | 09/09/2015 | 12h12

Toyota Hilux conquista 5 estrelas no Latin NCAP

Nova geração da picape ainda não é vendida no Brasil

REDAÇÃO AB

A nova Toyota Hilux conquistou nota máxima na mais recente bateria de testes do Latin NCAP, programa que afere a segurança dos carros novos vendidos na América Latina. Foi a primeira vez que a iniciativa avaliou picapes. O modelo da marca japonesa alcançou as almejadas cinco estrelas em proteção para os ocupantes adultos e quatro estrelas para crianças.

O veículo submetido aos testes é da nova geração da Hilux, produzida na Tailândia e ainda não lançada no Brasil. O modelo, que já é oferecido em alguns mercados da América Latina, deve começar a ser produzido na Argentina ainda em 2015. A versão local também será submetida a avaliação do Latin NCAP quando chegar ao mercado.

Como resultado desta primeira avaliação, a entidade constatou que a picape, que tem três airbags já na configuração mais básica, conta com estrutura robusta e foi capaz de proteger os ocupantes nos testes de impacto frontal e lateral. Além das bolsas de ar, a lista de itens de segurança da versão de entrada do modelo inclui freios ABS e lembrete do uso de cinto de segurança.

HYUNDAI GRAND I10

O Latin NACAP também avaliou nesta bateria o Hyundai Grand i10, produzido na Índia e vendido na América Latina apenas no mercado chileno. O modelo também é oferecido na Argentina, mas em outra versão, com mais itens de segurança. Os resultados dos testes do veículo comercializado no Chile, segundo a entidade, foram decepcionantes. O modelo não conquistou sequer uma estrela em proteção ao ocupante adulto. O resultado também foi mal em segurança para crianças, com duas estrelas.

O veículo não atende às normas brasileiras de segurança, já que não conta com airbags. Também não há ancoragens Isofix para cadeirinha infantil. A entidade classificou a estrutura como instável e apontou que, mesmo se fosse equipado com airbags – como é a versão argentina – não garantiria a proteção adequada.

“Em comparação com o mesmo modelo testado pelo Euro NCAP, foram encontradas claras diferenças de equipamento”, destacou a entidade em comunicado, citando airbags, Isofix, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e estrutura estável, aspectos que garantiram quatro estrelas ao carro nos testes europeus.

"De um lado, é muito gratificante e alentador conhecer os resultados obtidos pela Toyota Hilux, demonstrando o compromisso e preocupação pela segurança dos usuários. De outro, é muito preocupante e triste saber que o Hyundai Grand i10, oferecido na América Latina, é diferente - no tocante à segurança - ao comercializado na Europa", avaliou María Fernanda Rodríguez, presidente da diretoria do Latin Ncap ao anunciar os resultados.



Tags: Toyota Hilux, Latin Ncap, segurança, teste.

Comentários

  • kgmmaps

    http://www.latinncap.com/en/fa... Can you compare Latin NCAP with Euro NCAP? The star ratings in Euro NCAP cannot be directly compared with the star ratings in Latin NCAP. Euro NCAP makes the final star rating from 5 different tests: Frontal off-set, side, pole, whiplash and pedestrian tests. Latin NCAP only performs the frontal off-set crash test to develop the star rating for each car and side impact test for those cars that may reach 5 stars. This is why there is no possible comparison between both star ratings.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência